Juiz determina que rede social restabeleça perfil de usuária que teve conta invadida

Data:

Juiz determina que rede social restabeleça perfil de usuária que teve conta invadida | Juristas
Hacker with a hood and binary code. Hacking the Internet.

O juiz do 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Aracruz decidiu que uma rede social deve restabelecer o perfil de uma usuária que teve sua conta invadida. Essa medida foi concedida por meio de uma tutela de urgência antecipatória.

De acordo com a requerente, sua conta foi hackeada por indivíduos que passaram a oferecer aos seus seguidores um suposto investimento via pix em troca de retorno financeiro, resultando em transferências de valores realizadas por algumas pessoas conhecidas.

A autora também informou que tentou recuperar o perfil seguindo os procedimentos fornecidos pela empresa, porém sem sucesso, e que os invasores continuaram usando sua conta de forma criminosa na rede social.

Ao analisar o caso, o juiz considerou que os requisitos para o deferimento da tutela de urgência estavam presentes, pois, mesmo informada sobre a invasão do perfil e seu uso para práticas criminosas, a rede social não tomou providências.

"A tutela de urgência antecipatória está prevista no artigo 303 do Código de Processo Civil e permite que o órgão judicial antecipe um ou mais efeitos prováveis da sentença de procedência dos pedidos apresentados na inicial, com o objetivo de garantir a eficácia da prestação jurisdicional, evitando que a demora na resolução da ação, ainda que decorrente das formalidades essenciais do processo, possa prejudicar o direito pleiteado", afirma a sentença.

Portanto, o magistrado determinou que o perfil da usuária seja restabelecido na rede social até uma decisão posterior do Juízo, sob pena de multa no valor de R$ 3 mil.

Número do processo: 5002085-51.2023.8.08.0006
(Com informações do TJES- Tribunal do Espirito Santo)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

O acesso a sistemas de informações sigilosas e a Dignidade da Pessoa Humana

Com o advento da crescente informatização, sistemas integrados de informação são ferramentas públicas de grande valia, sobretudo no âmbito da Segurança Pública. Nesse sentido, equipamentos cada vez mais sofisticados ficam à disposição dos servidores, franqueando-lhes acesso privilegiado a dados sigilosos, os quais podem ser crucias para desvendar crimes e, até mesmo, proteger a sociedade de transgressores.

Bullying Versus Cyberbullying: Entenda as Diferenças e Como Proteger Seus Filhos

Você sabia que o bullying não é apenas um problema escolar, mas também uma questão preocupante online conhecida como cyberbullying? Este artigo discutirá as diferenças entre essas duas formas de agressão e como você pode proteger seus filhos na era digital.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.