Ao todo, 90 serviços do INSS vão poder ser feitos a distância. A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil
Desde o dia 10 de julho, vários serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a ser realizados pelo Meu INSS e telefone 135. Processos como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, BPC e pensão por morte, por exemplo, poderão ser realizadas sem a necessidade de sair de casa. Com isso, o órgão estima que, por mês, cerca de 674 mil cidadãos deixarão de ter que ir a uma agência do INSS para ser atendidos.
“São 90 dos 96 serviços oferecidos pelo INSS que agora podem ser realizados pelos canais eletrônicos. Apenas os que necessitam de comprovação presencial, como perícia médica e avaliação social, por exemplo, continuam exigindo a presença do segurado nas agências”, explica o advogado especialista em Direito Previdenciário João Varella. O cidadão ganha com a agilidade e a facilidade desta automatização, mas quem preferir ir até as agências do INSS continuará podendo realizar os processos pessoalmente.
Também estão entre os lançamentos de hoje nas plataformas digitais os serviços de Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, de Validação do Facultativo de Baixa Renda e de agendamento para requerer os serviços de Acordos Internacionais, onde só será necessária a presença do segurado na agência se houver exigência de documentação.
Alguns serviços que agora podem ser realizados pelo Meu INSS e 135:
- Aposentadoria por idade rural e urbana
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por Morte rural e urbana
- BPC/Loas
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Salário maternidade
- Agendamento de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de renda
- Extrato Previdenciário
- Resultado de perícia médica