Ministro restitui prazo depois Ășnica advogada da parte contrair Covid-19

Data:

Covid-19
Créditos: Pornpak Khunatorn / iStock

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino decidiu restituir o prazo processual em um agravo em recurso especial em virtude de a Ășnica advogada constituĂ­da por uma das partes ter sido acometida pelo novo coronavĂ­rus (Covid-19).

No pedido de devolução do prazo, a causídica apresentou atestado médico com a recomendação de que, em razão da doença, a mesma deveria ficar afastada de suas atividades laborais e permanecer em isolamento domiciliar durante 21 dias, contados da realização do teste sorológico.

Ademais, a advogada afirmou que, ainda por causa da pandemia, nĂŁo conseguiu substabelecer o mandato a outro profissional, pois os advogados que atuam na sua regiĂŁo estĂŁo em quarentena ou em isolamento.

Ao deferir o pedido, o ministro Sanseverino ressaltou que, de acordo com a jurisprudĂȘncia do STJ, a doença que atinge o advogado e o impede totalmente de praticar atos processuais constitui justa causa para efeito do artigo 223, parĂĄgrafo 1Âș, do CĂłdigo de Processo Civil (CPC), quando o defensor for o Ășnico constituĂ­do nos autos.

Processo: AREsp 1541258
(Com informaçÔes do Superior Tribunal de Justiça – STJ)
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informaçÔes, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentĂĄrio

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganharå este ano Cùmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba estå prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em årea de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

ConstruçÔes em ĂĄreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação sĂł podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situaçÔes de utilidade pĂșblica, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, Ă© necessĂĄrio que a ĂĄrea seja restaurada ao mĂĄximo, inclusive com a demolição de edificaçÔes existentes e recuperação da vegetação nativa.