Juizados Especiais do TJSP recebem peticionamento eletrônico de cidadãos

Data:

Sistema de peticionamento eletrônico está disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP

Certificado Digital
Créditos: metamorworks / iStock

Todos os cidadãos que tenham certificado digital E-CPF (ICP-Brasil) podem entrar com demandas judiciais tanto no Juizado Especial Cível quanto no Juizado Especial da Fazenda Pública diretamente pela rede mundial de computadores.

Na página virtual – www.tjsp.jus.br/peticionamentoJEC, que dá acesso ao sistema de peticionamento eletrônico, e também onde consta todas as orientações sobre utilizar o sistema: passo a passo; orientações para preenchimento dos campos obrigatórios; dados necessários para o pedido etc. Ademais, o Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP disponibiliza, ainda, diversos modelos de petição inicial para download.

Os Juizados Especiais Cíveis, anteriormente chamados de “Pequenas Causas”, julgam as demandas judiciais de menor complexidade, sem necessidade de representação por advogado quando o valor da ação judicial for até 20 (vinte) salários mínimos. No mais das vezes, o pedido é protocolado diretamente no fórum ou em um dos anexos.

Os Juizados Especiais da Fazenda Pública possuem competência para processar ações que não ultrapassem o valor de 60 (sessenta) salários mínimos, que sejam contra o Estado de São Paulo ou Municípios Paulistas, bem como autarquias, fundações e empresas públicas a eles vinculadas, bem como não é necessária a representação por meio de advogado.

Requisitos

Para o peticionamento eletrônico pelo sistema do TJSP é obrigatório que o cidadão tenha um certificado digital do tipo E-CPF (ICP-Brasil), tecnologia que permite assinar qualquer tipo de documento eletronicamente, conferindo-lhe a mesma validade jurídica dos equivalentes em papel, garantindo, assim, a autenticidade e integridade das informações do documento e a identidade do usuário.

Para obter um certificado digital, o interessado de entrar em contato com uma das instituições autorizadas pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil).

Este sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal de Justiça de São Paulo aceita os certificados digitais padrões A1 e A3 da ICP-Brasil. (Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo).

Os cidadãos podem adquirir os certificados digitais na Juristas Certificação Digital, clique aqui.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.