Notícias

123milhas pede recuperação judicial e quer suspender cobranças por 180 dias

Logo da 123 Milhas - Reprodução

A 123milhas entrou hoje (29) com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial da comarca de Belo Horizonte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde a companhia é sediada. No pedido que também engloba as empresas HotMilhas e Novum, a empresa informou uma dívida de R$ 2,308 bilhões. Esse montante, no entanto, poderá ser alterado no futuro após a verificação de créditos pelo administrador judicial.

Além do pedido de recuperação judicial protocolado no TJMG, a empresa solicitou a suspensão imediata, por um período inicial de 180 dias, das ações judiciais de cobrança movidas contra ela. A informação é do UOL.

Créditos: Ampcool22 | iStock

Após a suspensão da emissão de passagens e pacotes flexíveis em 18 de agosto, o pedido foi feito. A linha Promo, que oferecia tarifas mais acessíveis devido à flexibilidade de datas de ida e volta, foi interrompida devido às taxas de juros elevadas e ao aumento no preço das passagens aéreas.

A empresa informa ao TJMG que tentou renegociar coletivamente a troca de produtos das passagens, mas que a ação "acabou se demonstrando como frustrada". Assim, a 123milhas justifica o pedido de recuperação judicial para evitar o efeito de ações individuais em todo o país, que causaram "bloqueios e contrições para a satisfação individual de créditos".

Leia o comunicado à imprensa da 123milhas:
"A 123milhas informa que protocolou hoje (29/08) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de Recuperação Judicial. A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. A Recuperação Judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira. A 123milhas ressalta que permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados. A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro. 123milhas".

Créditos: Kanizphoto / iStock

No dia 28 de agosto (ontem), a empresa anunciou a demissão coletiva de seus funcionários. A justificativa para a redução do quadro de pessoal é parte de um plano de reestruturação, embora o número de desligamentos não tenha sido revelado. Informações vindas de ex-colaboradores indicam que o corte afetou centenas de pessoas. Além disso, a HotMilhas, subsidiária pertencente à 123milhas, interrompeu a negociação de milhas aéreas ontem.

Senacon e Procon-SP questionam a alternativa de vouchers oferecida pela 123milhas após suspensões, exigindo respostas. A Senacon ameaça um processo administrativo caso o dinheiro dos consumidores afetados não seja devolvido, com possibilidade de multa de até R$ 13 milhões.

Créditos: conejota / iStock

Especialistas apontam dúvidas sobre a sustentabilidade financeira desse modelo. Mariana Aldrigui, pesquisadora de turismo da USP, destaca que o formato flexível se assemelha mais a operações financeiras do que à venda de serviços. O assessor jurídico da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, alerta para o alto risco do negócio, influenciado por fatores externos.

O Procon-SP orienta os consumidores a recusarem vouchers da 123milhas, recomendando registro de contato e reclamações nos órgãos competentes, caso necessário.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Postagens recentes

Guia Completo de Recurso de Multas de Trânsito

Recorrer de uma multa de trânsito pode parecer complicado. No entanto, com as dicas certas, esse processo fica mais simples… Veja Mais

1 hora atrás

STJ reconhece que pagamento direto do FGTS foi eficaz, porém assegura à União Federal cobrança de outras parcelas

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos recursos repetitivos (Tema 1.176), reconheceu a eficácia… Veja Mais

2 horas atrás

Repetitivo debate termo inicial de juros de mora em indenização por dano moral a anistiado político

No Recurso Especial (REsp) 2.031.813, a União Federal defende que os juros moratórios incidentes na indenização a título de danos… Veja Mais

2 horas atrás

Modelo - Ação de Indenização por Abandono Afetivo

O Autor é filho do Réu, conforme certidão de nascimento (doc. 02), sendo seu genitor por vínculo biológico. No entanto,… Veja Mais

3 horas atrás

Modelo de Ação Indenizatória por Abandono Afetivo

O Autor é filho do Réu, conforme certidão de nascimento (doc. 02), sendo seu genitor por vínculo biológico. Desde a… Veja Mais

12 horas atrás

O Processo de Cancelamento e Nulidade de Marcas: O Que Você Precisa Saber

O Processo de Cancelamento e Nulidade de Marcas: O Que Você Precisa Saber Introdução No mundo das marcas registradas, o… Veja Mais

24 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Trabalhador hospitalizado participa de audiência por WhatsApp

0
A juíza da 4ª Vara de Trabalho de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, utilizou o WhatsApp para fazer uma audiência de conciliação com o trabalhador que ajuizou a ação, devido ao fato de eles estar hospitalizado.