AGU defende competência do Congresso para definir divisão do tempo de propaganda eleitoral

Data:

propaganda eleitoral
Crédito: Niyazz | Istock

Em ação ajuizada pelo Podemos e pelo Partido Progressista (PP) sobre a forma de cálculo da distribuição do tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV,  a Advocacia-Geral da União se posicionou, no STF, dizendo que cabe ao Congresso Nacional definir sobre o tema, e não ao Poder Judiciário.

Atualmente, o cálculo se baseia no tamanho das bancadas eleitas de cada partido nas últimas eleições. Para os autores da ação, o critério é incompatível com o dinamismo da política brasileira, e, por isso, defendem uma distribuição com o critério utilizado na repartição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Tal modelo considera o tamanho de cada bancada na Câmara ao dividir os recursos, garantindo “maior isonomia” aos partidos na eleição.

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, afirmou que, diante do silêncio da Constituição sobre um modelo específico de distribuição do tempo, cabe o Congresso Nacional definir seus critérios, já que é uma “atribuição tipicamente legislativa”.

agu
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

Destacou, porém, que eventuais mudanças não se aplicariam ao pleito deste ano, já que esbarram nos princípios da segurança jurídica e da anterioridade eleitoral. (Com informações do portal Conjur.)

ADI 5.922

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.