Alexandre de Moraes vota para tornar réus mais 70 acusadas de participação nos atos antidemocráticos

Data:

Alexandre de Moraes
Créditos: Reprodução / TV Justiça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes emitiu seu voto nesta segunda-feira (14), para tornar réus mais 70 indivíduos, os quais foram indiciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) sob acusações relacionadas à participação nos eventos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.

Após o pronunciamento de Alexandre de Moraes, os demais ministros expressarão seus votos através do plenário virtual do STF, eliminando assim a necessidade de reuniões presenciais. A data do julgamento dos réus ainda não foi estabelecida.

Alexandre de Moraes vota para tornar réus mais 70 acusadas de participação nos atos antidemocráticos | Juristas
Brasília (DF), 08.01.2023 – Manifestantes golpistas invadem o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A PGR formalizou acusações contra 1390 pessoas devido ao seu envolvimento nos atos que atentaram contra a democracia, incluindo a depredação dos Três Poderes. Destas acusações, 1246 já foram aceitas pelo Supremo. Caso os demais ministros sigam a orientação do ministro Alexandre de Moraes e aceitem as 70 acusações restantes, o total de acusados ascenderá para 1316.

A maioria dos denunciados está sendo investigada por crimes como incitação à animosidade das Forças Armadas e associação criminosa. Por outro lado, um grupo menor, contendo mais de duas centenas de indivíduos, enfrenta acusações mais graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, danificação de patrimônio federal tombado e associação criminosa armada.

Com informações de Congresso em Foco.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.