Alteração na Lei de Benefícios da Previdência não afeta manutenção de auxílio-acidente em caso de sequela permanente

Data:

Criança Autista
Créditos: Michał Chodyra / iStock

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por unanimidade, rejeitar a apelação apresentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e manteve a sentença que assegurou a continuidade do pagamento do auxílio-acidente a um segurado.

No recurso, o INSS argumentava ser necessária a revisão periódica do benefício, com fundamento na Lei 14.441/2022, que autoriza a realização de perícias médicas para reavaliação da incapacidade. Porém, o relator, desembargador federal Antonio Scarpa, afirmou que, no caso concreto, a lesão era definitiva e havia ocorrido antes da vigência da nova lei, o que afastaria a necessidade de exames regulares.

Para a concessão do auxílio-acidente, é preciso comprovar a condição de segurado, a ocorrência de acidente de qualquer natureza, a redução parcial e permanente da capacidade para o trabalho habitual e o nexo causal entre o acidente e a sequela.

Scarpa ressaltou ainda que o artigo 86 da Lei de Benefícios da Previdência Social prevê que o auxílio-acidente é devido ao segurado que, após a consolidação das lesões, apresente redução permanente da capacidade laboral. Dessa forma, reconhecida a natureza definitiva da sequela, o benefício deve ser mantido até a aposentadoria ou o falecimento do beneficiário, conforme determina a legislação previdenciária.

Processo: 1009205-70.2025.4.01.9999

(Com informações do TRF-1)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo