Após ter processo por lavagem de dinheiro arquivado padre Robson volta a celebrar missa

Data:

padre amaro
Créditos: Gregorydean | iStock

Mais de um ano após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir arquivar em definitivo ação contra ele, por lavagem de dinheiro, o padre Robson de Oliveira será transferido para a Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e volta a celebrar missa.

O religioso estava há quase 3 anos sem poder exercer suas funções na Arquidiocese de Goiânia após denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO) por apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro doado por fiéis enquanto era presidente da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), em Trindade.

Usucapião
Créditos: IndypendenZ / iStock

O padre Robson pediu "sua saída da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas)", segundo nota assinada pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, na qual é anunciada a transferência para o município paulista.

Em comunicado oficial, o bispo Dom Pedro Stringhini informou que padre Robson solicitou sua saída da Congregação Santíssimo Redentor (Redentoristas) porque queria ter uma nova experiência de trabalho junto ao clero diocesano da cidade paulista. Essa experimentação terá duração de 3 anos, depois disso o padre poderá decidir se deseja continuar na diocese ou voltar para a congregação.

PF indicia pastor Silas Malafaia por lavagem de dinheiro na Operação Timóteo
Créditos: HQuality / Shutterstock.com

O bispo informa que, "depois de ouvir o parecer [...] dos membros do Conselho de Presbíteros da Diocese de Mogi das Cruzes, decidiu acolher" o padre Robson,

A primeira celebração de padre Robson será em 13 de agosto, Dia dos Pais, às 11h, na Catedral Diocesana - Sant'Ana, junto ao bispo.

Relembre caso envolvendo o padre Robson

Em dezembro de 2020, o religioso e outras 17 pessoas se tornaram réus, acusados de organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

O ministério público de Goiás apontava o padre Robson como "líder do suposto grupo criminoso", que teria desviado de R$ 120 milhões doados por fiéis à Afipe. O Tribunal de Justiça estadual trancou a investigação, e o Ministério Público recorreu.

Leia comunicado oficial do bispo diocesano sobre o retorno de Pe. Robson

Após ter processo por lavagem de dinheiro arquivado padre Robson volta a celebrar missa | Juristas
Créditos: Prazis/Shutterstock.com

"Dom Pedro Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, por meio deste, comunica aos Reverendíssimos Senhores Padres, Diáconos e aos fiéis diocesanos em geral que, depois de ouvir o parecxer do Revmo. Mons. Antônio Robson Gonçalves, Vigário Geral, e dos membros do Conselho de Presbíteros da Diocese de Mogi das Cruzes, decidiu acolher na Diocese de Mogi das Cruzes o Revmo. Padre Robson de Oliveira Pereira CSsR, que solicitou sua saída da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista), em conformidade com o cânon 691 do Código de Direito Canônico, para futura integração ao clero diocesano, quando o referido presbítero, obtido o indulto do Dicastério para os Intitutos de Vida Consagrada, iniciar o período de incardinação ad experimentum por 03 (três) anos, nesta Diocese.

Informar ainda que ao Padre Robson de Oliveira Pereira foi concedido o Uso de Ordens e a autorização para residir e exercer o seu ministério sacerdotal no território da Diocese de Mogi das Cruzes.

Ao clero e demais fiéis diocesanos que fraternalmente acolhem Padre Robson de Oliveira Pereira, saudação e benção."

Com informações do UOL e G1.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos por lá.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.