App baseado em inteligência artificial rastreia sintomas para tratar doenças

Data:

App utilizará itens como auto-falantes do smartphone para análise.

inteligência artificial
Créditos: cyano66 | iStock

Uma empresa de tecnologia dos EUA está testando um aplicativo de inteligência artificial que pode escutar a tosse dos pacientes por meio dos alto-falantes do smartphone e analisar seu próprio catarro enviando fotos para o aplicativo.

Além disso, pode acompanhar a evolução do tratamento da doença fora do hospital, ajustá-lo em tempo real e alertar o médico se ele acha que o paciente está piorando. A tecnologia também permite que os pacientes se comuniquem com seu médico se estiverem preocupados com sua saúde e compartilharem dados e fotos com eles em tempo real.

Pacientes com problemas cardíacos adicionais seriam acompanhados por uma braçadeira estilo Fitbit, enquanto um respirador pode medir sua capacidade pulmonar. Em suma, o aplicativo ajuda a tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica, causada principalmente pelo fumo e pela poluição do ar, que deve ser a terceira maior causa de morte no mundo até 2030, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A tecnologia será testada por dois grupos de pessoas na Suíça até o início deste ano.

O médico Thomas Brunschwiler é o pesquisador da IBM responsável por este projeto. Ele disse que o aplicativo é projetado para olhar tendências e mostrar aos médicos o progresso da doença através da compilação de grandes quantidades de dados, incluindo tipos e frequência de tosse, a cor de catarro ou desempenho cardíaco durante o exercício.

National Health Service (NHS) está de olho

O Departamento de Saúde dos EUA observam os resultados do estudo com interesse. O secretário de saúde Matt Hancock delineou uma visão tecnológica que incluiu uma reformulação dos sistemas digitais do NHS e melhor acesso à tecnologia para os pacientes.

Outros gigantes da tecnologia, como a Amazon,  também estão tentando adaptar a tecnologia atual para fornecer soluções de saúde. A gigante de varejo dos Estados Unidos patenteou uma nova versão de seu assistente virtual em 2018 que pode detectar automaticamente quando alguém está doente.

A iniciativa de usar a tecnologia para aliviar a pressão no sistema de saúde do Reino Unido envolve também o anúncio da abertura de cinco novos centros de tecnologia médica em 2019 que usarão IA para acelerar o diagnóstico de doenças.

Hancock disse que o NHS precisa adotar a IA “introduzindo sistemas que podem acelerar diagnósticos, melhorar os resultados dos pacientes e dar aos médicos mais tempo com seus pacientes”.

Um relatório do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas afirmou que a automação poderia salvar o NHS em até 10% de seu orçamento anual. (Com informações do Telegraph.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.