App baseado em inteligência artificial rastreia sintomas para tratar doenças

Data:

App utilizará itens como auto-falantes do smartphone para análise.

inteligência artificial
Créditos: cyano66 | iStock

Uma empresa de tecnologia dos EUA está testando um aplicativo de inteligência artificial que pode escutar a tosse dos pacientes por meio dos alto-falantes do smartphone e analisar seu próprio catarro enviando fotos para o aplicativo.

Além disso, pode acompanhar a evolução do tratamento da doença fora do hospital, ajustá-lo em tempo real e alertar o médico se ele acha que o paciente está piorando. A tecnologia também permite que os pacientes se comuniquem com seu médico se estiverem preocupados com sua saúde e compartilharem dados e fotos com eles em tempo real.

Pacientes com problemas cardíacos adicionais seriam acompanhados por uma braçadeira estilo Fitbit, enquanto um respirador pode medir sua capacidade pulmonar. Em suma, o aplicativo ajuda a tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica, causada principalmente pelo fumo e pela poluição do ar, que deve ser a terceira maior causa de morte no mundo até 2030, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A tecnologia será testada por dois grupos de pessoas na Suíça até o início deste ano.

O médico Thomas Brunschwiler é o pesquisador da IBM responsável por este projeto. Ele disse que o aplicativo é projetado para olhar tendências e mostrar aos médicos o progresso da doença através da compilação de grandes quantidades de dados, incluindo tipos e frequência de tosse, a cor de catarro ou desempenho cardíaco durante o exercício.

National Health Service (NHS) está de olho

O Departamento de Saúde dos EUA observam os resultados do estudo com interesse. O secretário de saúde Matt Hancock delineou uma visão tecnológica que incluiu uma reformulação dos sistemas digitais do NHS e melhor acesso à tecnologia para os pacientes.

Outros gigantes da tecnologia, como a Amazon,  também estão tentando adaptar a tecnologia atual para fornecer soluções de saúde. A gigante de varejo dos Estados Unidos patenteou uma nova versão de seu assistente virtual em 2018 que pode detectar automaticamente quando alguém está doente.

A iniciativa de usar a tecnologia para aliviar a pressão no sistema de saúde do Reino Unido envolve também o anúncio da abertura de cinco novos centros de tecnologia médica em 2019 que usarão IA para acelerar o diagnóstico de doenças.

Hancock disse que o NHS precisa adotar a IA “introduzindo sistemas que podem acelerar diagnósticos, melhorar os resultados dos pacientes e dar aos médicos mais tempo com seus pacientes”.

Um relatório do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas afirmou que a automação poderia salvar o NHS em até 10% de seu orçamento anual. (Com informações do Telegraph.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Estado de São Paulo é condenado a indenizar aluno vítima de discriminação racial por professor

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, com ajustes, sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos que condenou o Estado de São Paulo ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil a aluno da rede pública estadual vítima de discriminação racial praticada por professor em sala de aula.

TJSP mantém condenação de homem que forneceu máquina de cartão usada em extorsão durante sequestro relâmpago

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, por unanimidade, a condenação de um homem por extorsão mediante sequestro. A pena, fixada pela 5ª Vara Criminal de São José dos Campos, foi de oito anos de reclusão em regime inicial fechado.

TJSP nega indenização a convidada que presenciou tumulto em festa de casamento

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença da 2ª Vara Cível da Comarca de Itu, que indeferiu pedido de indenização por danos morais ajuizado por mulher que presenciou confusão e agressões físicas durante uma festa de casamento. A decisão foi unânime.

TJSP mantém condenação de mulher que tentou ingressar com celular em presídio

A 10ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação de uma mulher que tentou entrar com um celular escondido em um estabelecimento prisional para entregá-lo ao companheiro. A decisão foi proferida pela Comarca de Junqueirópolis.