Biomédica de clínica estética em BH receberá adicional de insalubridade por uso de injetáveis

Data:

 

Biomédica de clínica estética em BH receberá adicional de insalubridade por uso de injetáveis | Juristas
Créditos: George Rudy / Shutterstock

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito de uma biomédica, que atuava em clínica de estética em Belo Horizonte, ao recebimento de adicional de insalubridade em grau médio (20% sobre o salário mínimo). A decisão foi confirmada pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), que seguiu o voto da juíza convocada Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, mantendo a sentença da 12ª Vara do Trabalho da capital mineira.

A clínica recorreu, argumentando que o ambiente de trabalho era voltado apenas a cuidados estéticos e, portanto, não configurava exposição habitual a agentes nocivos nem se tratava de estabelecimento ligado à saúde humana.

Em sua defesa, a ex-empregada explicou que realizava, de forma contínua, procedimentos com substâncias injetáveis como toxina botulínica (botox), enzimas, ácido hialurônico e anestésicos. Também aplicava injetáveis para tratamento de microvasos e atuava na remoção de tatuagens, estrias e cicatrizes de acne. Para esses procedimentos, utilizava seringas descartáveis, gaze e materiais perfurocortantes, descartados em lixo contaminado, posteriormente recolhido por empresa especializada.

Laudo pericial técnico confirmou a exposição da profissional a agentes biológicos, nos termos do Anexo 14 da NR-15. A perícia constatou que a biomédica utilizava equipamentos específicos para tratamentos estéticos faciais e corporais, atendendo em média 18 pacientes por dia — grande parte para procedimentos com potencial risco biológico, como a remoção de tatuagens.

O trabalho com injetáveis, seringas, agulhas, microagulhas e cânulas expõe a profissional ao risco de contaminação, caracterizando atividade insalubre, destacou o perito responsável.

A relatora do caso enfatizou que, na ausência de elementos probatórios que contrariem de forma consistente o laudo técnico, a Justiça deve valorizar a conclusão pericial. Assim, reconheceu que houve contato contínuo com agentes insalubres ao longo de todo o vínculo empregatício e negou o recurso da clínica, mantendo o direito ao adicional.

(Processo nº 0011076-73.2023.5.03.0012 – PJe)

(Com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo