Biomédica de clínica estética em BH receberá adicional de insalubridade por uso de injetáveis

Data:

 

Biomédica de clínica estética em BH receberá adicional de insalubridade por uso de injetáveis | Juristas
Créditos: George Rudy / Shutterstock

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito de uma biomédica, que atuava em clínica de estética em Belo Horizonte, ao recebimento de adicional de insalubridade em grau médio (20% sobre o salário mínimo). A decisão foi confirmada pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), que seguiu o voto da juíza convocada Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, mantendo a sentença da 12ª Vara do Trabalho da capital mineira.

A clínica recorreu, argumentando que o ambiente de trabalho era voltado apenas a cuidados estéticos e, portanto, não configurava exposição habitual a agentes nocivos nem se tratava de estabelecimento ligado à saúde humana.

Em sua defesa, a ex-empregada explicou que realizava, de forma contínua, procedimentos com substâncias injetáveis como toxina botulínica (botox), enzimas, ácido hialurônico e anestésicos. Também aplicava injetáveis para tratamento de microvasos e atuava na remoção de tatuagens, estrias e cicatrizes de acne. Para esses procedimentos, utilizava seringas descartáveis, gaze e materiais perfurocortantes, descartados em lixo contaminado, posteriormente recolhido por empresa especializada.

Laudo pericial técnico confirmou a exposição da profissional a agentes biológicos, nos termos do Anexo 14 da NR-15. A perícia constatou que a biomédica utilizava equipamentos específicos para tratamentos estéticos faciais e corporais, atendendo em média 18 pacientes por dia — grande parte para procedimentos com potencial risco biológico, como a remoção de tatuagens.

O trabalho com injetáveis, seringas, agulhas, microagulhas e cânulas expõe a profissional ao risco de contaminação, caracterizando atividade insalubre, destacou o perito responsável.

A relatora do caso enfatizou que, na ausência de elementos probatórios que contrariem de forma consistente o laudo técnico, a Justiça deve valorizar a conclusão pericial. Assim, reconheceu que houve contato contínuo com agentes insalubres ao longo de todo o vínculo empregatício e negou o recurso da clínica, mantendo o direito ao adicional.

(Processo nº 0011076-73.2023.5.03.0012 – PJe)

(Com informações do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Primeiros processos sob nova sistemática da relevância da questão federal serão analisados pelo STJ

O STJ realizará, entre 30 de setembro e 6 de outubro, as primeiras sessões virtuais para análise de processos submetidos à nova sistemática da relevância da questão federal. As três Seções especializadas examinarão controvérsias relacionadas a atividade especial por exposição à eletricidade, honorários advocatícios em cobranças de taxas condominiais e utilização da palavra da vítima em processos envolvendo estupro de vulnerável e assédio sexual. O novo sistema prevê diferentes procedimentos conforme o reconhecimento ou não da relevância e poderá resultar na formação de precedentes qualificados.

Banco Central amplia de 30 para 80 dias prazo para contestar devoluções do Pix pelo MED

O Banco Central ampliou de 30 para 80 dias o prazo para contestação de devoluções realizadas pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix quando o recebedor suspeitar que o mecanismo foi acionado de forma fraudulenta. A mudança entrou em vigor em 1º de setembro e beneficia especialmente comerciantes e prestadores de serviços que podem sofrer com falsas alegações de fraude após receberem pagamentos. O prazo para a vítima de um golpe solicitar o MED permanece em até 80 dias após a transferência original.

Cristiano Zanin é reconduzido ao cargo de ministro substituto do TSE por mais dois anos

O ministro Cristiano Zanin, do STF, foi reconduzido para mais dois anos no cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Ele integra a composição da corte eleitoral desde agosto de 2024. O TSE é formado por sete ministros titulares e sete substitutos, com representação do STF, do STJ e da advocacia. O novo mandato de Zanin terá duração de dois anos, conforme as regras aplicáveis aos ministros indicados pelo Supremo.

STJ aplica multa por litigância de má-fé após identificar comando oculto para manipular sistema de IA

A Segunda Turma do STJ aplicou multa de 10% sobre o valor da causa por litigância de má-fé após identificar um prompt injection oculto em uma petição de recurso especial assinada por um procurador municipal. O comando buscava influenciar sistemas de inteligência artificial do tribunal para favorecer o pedido apresentado no processo. O STJ considerou a conduta grave e determinou a comunicação do caso à OAB, ao MPF, à Polícia Federal e ao município. O relator destacou que advogados são responsáveis pelo conteúdo das peças que assinam e protocolam, devendo garantir sua autenticidade e regularidade.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo