Bolsonaro proíbe cobrar contribuição sindical no salário

Data:

Medida foi publicada no DOU.

salário
Créditos: Thiago Santos | iStock

A medida provisória 873, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, modifica as regras da contribuição sindical paga pelos trabalhadores.

O texto publicado no Diário Oficial na sexta-feira (1º) impede que o imposto, mesmo diante da autorização do trabalhador para que a contribuição sindical fosse cobrada, não seja recolhido sobre o salário. A cobrança seria feita por boleto bancário enviado por correio ou e-mail ao trabalhador, que a pagaria na rede bancária. Além disso, exige que a autorização do trabalhador seja apresentada por escrito.

A ideia do governo é reforçar o caráter facultativo da contribuição. A MP também bloqueia decisões (como as tomada em assembleia ou negociação coletiva de entidades sindicais) que retomem o recolhimento obrigatório da contribuição.

Vale lembrar que a contribuição sindical, paga pelo trabalhador uma vez por ano e correspondente à remuneração de um dia normal de trabalho (1/30 do salário mensal), deixou de ser obrigatória com a reforma trabalhista. (Com informações do Uol.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.