Cartórios de Alagoas têm 24h para informar óbitos e nascimentos

Data:

Medida visa combater fraudes no INSS; Descumprimento pode acarretar em penas ao titular do Cartório

A partir deste 1º de abril, Cartórios de Alagoas têm 24h para informar óbitos e nascimentos e disponibilizá-los no Sistema Nacional de Informações (Sirc). A determinação vem do Provimento nº 8, de 12/3/2019.

O titular do cartório deverá relatar também ao INSS, no primeiro dia útil de cada mês, caso não haja registros de nascimento, natimortos, casamentos ou óbitos naquele período.

O descumprimento das obrigações ou informação desencontrada dos documentos apresentados pelos declarantes pode acarretar penas ao titular do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, como previstas no artigo 92 da Lei nº 8.212/1991.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Poder Judiciário do Estado do Alagoas

Caio Proença
Caio Proença
Jornalista pela Cásper Líbero. Trabalhou em O Diário do Pará, R7.com, Estadão/AE e Portal Brasil.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...