Cirurgião dentista é condenado a devolver valor de cirurgia e indenizar paciente por danos morais

Data:

Cirurgião-dentista autônomo ganha aposentadoria especial na Justiça
Créditos: PHOTOCREO Michal Bednarek / Shutterstock.com

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve uma sentença da Comarca de Alfenas, no Sul de Minas, que condenou um cirurgião dentista a reembolsar uma paciente pelo valor pago por uma cirurgia, totalizando R$ 28.390, e a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais devido a um erro ocorrido no procedimento.

Erro na Cirurgia

A paciente, uma estudante, buscava corrigir uma assimetria facial da mandíbula em relação à maxila. Ela alega ter sido encaminhada ao profissional devido à sua especialização em bucomaxilofacial. A cirurgia ocorreu em janeiro de 2017.

Após o procedimento, a paciente afirma que não houve melhora em sua aparência e começou a sofrer fortes dores. Diante disso, em novembro de 2018, a estudante entrou com uma ação, alegando negligência por parte do profissional.

Defesa e Sentença

O dentista se defendeu argumentando que a paciente não seguiu suas recomendações no pós-operatório, o que, segundo ele, explicaria o resultado insatisfatório. No entanto, o juiz Flávio Branquinho da Costa Dias, da 2ª Vara Cível da Comarca de Alfenas, não aceitou essa tese e reconheceu o prejuízo material e o dano moral à estudante.

Decisão Mantida

O cirurgião dentista recorreu ao Tribunal, mas a relatora Maria Luíza Santana Assunção manteve a decisão da primeira instância. Segundo a magistrada, a falha no serviço foi comprovada por um laudo pericial, demonstrando a conduta culposa do profissional, que deve ser responsabilizado pela prestação defeituosa do serviço.

Os desembargadores Luiz Carlos Gomes da Mata e José de Carvalho Barbosa concordaram com a relatora e votaram pela manutenção da sentença.

Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...