Cliente constrangido em abordagem de seguranças recebe indenização de supermercado

Data:

Cliente chamado de "surdo" e "bicha" por caixa de supermercado será indenizado
Créditos: Photobac / Shutterstock.com

O Juizado Especial Cível e Criminal do Recanto das Emas-DF determinou que a Pivot Comércio de Alimento LTDA indenize um homem que se sentiu constrangido durante uma abordagem em seu estabelecimento. A decisão fixou a compensação por danos morais em R$ 3 mil.

O autor do processo (0710732-67.2023.8.07.0019) relata que fez algumas compras no comércio réu e pagou com cartão de débito. Contudo, ao sair do local, foi abordado por seguranças que alegaram que ele não havia realizado o pagamento. Alega ainda que a Polícia Militar foi chamada e ele não pôde levar as mercadorias consigo. Adicionalmente, afirma que, no dia seguinte, o valor da compra foi estornado em sua conta.

Discussão em fila de caixa não obriga supermercado a indenizar cliente_shutterstock_155309429
Créditos: Robert Adrian Hillman / Shutterstock.com

O supermercado réu não compareceu à audiência, resultando na sua revelia. Para a juíza, isso confirma que os representantes do estabelecimento realizaram uma abordagem indevida e constrangedora, apesar de o autor ter apresentado um comprovante de pagamento das mercadorias.

Segundo a magistrada, a situação vai além do direito do réu de proteger seu patrimônio, especialmente porque o homem foi abordado fora do estabelecimento. Ela também ressalta que, mesmo que implicitamente, o autor foi injustamente acusado de se apropriar indevidamente de mercadorias, o que “não pode ser considerado um simples aborrecimento do dia a dia”.

Com informações de Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.