CNJ lança sistema eletrônico para bloqueio e custódia judicial de criptoativos

Data:

tj-pb
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, em 5 de agosto, o CriptoJud, novo sistema eletrônico voltado à identificação, bloqueio e futura conversão de criptoativos vinculados a devedores. A ferramenta moderniza o procedimento judicial ao centralizar a comunicação com exchanges de criptoativos, eliminando a necessidade de expedição de ofícios individuais.

Inspirado em sistemas como o BacenJud e o SisbaJud, o CriptoJud será implantado de forma escalonada por meio do Portal Jus.br, com integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJBr). O cronograma de adesão será divulgado em 12 de agosto.

Entre as funcionalidades, destacam-se:

  • envio automatizado de ordens judiciais às corretoras;
  • custódia judicial dos ativos localizados;
  • conversão dos criptoativos em moeda nacional (em fase futura).

A ferramenta poderá ser utilizada em execuções cíveis, fiscais, medidas cautelares e recuperações judiciais, conferindo maior efetividade à constrição patrimonial.

Embora represente avanço significativo, o CriptoJud não alcança carteiras não custodiais, ou seja, aquelas sob controle direto do usuário, fora da custódia de exchanges nacionais.

O sistema foi desenvolvido com apoio da Abcripto e visa padronizar e conferir maior segurança jurídica à atuação do Judiciário no campo dos ativos digitais.

(Com informações do site Infomoney)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo