CNJ lança sistema eletrônico para bloqueio e custódia judicial de criptoativos

Data:

tj-pb
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, em 5 de agosto, o CriptoJud, novo sistema eletrônico voltado à identificação, bloqueio e futura conversão de criptoativos vinculados a devedores. A ferramenta moderniza o procedimento judicial ao centralizar a comunicação com exchanges de criptoativos, eliminando a necessidade de expedição de ofícios individuais.

Inspirado em sistemas como o BacenJud e o SisbaJud, o CriptoJud será implantado de forma escalonada por meio do Portal Jus.br, com integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJBr). O cronograma de adesão será divulgado em 12 de agosto.

Entre as funcionalidades, destacam-se:

  • envio automatizado de ordens judiciais às corretoras;
  • custódia judicial dos ativos localizados;
  • conversão dos criptoativos em moeda nacional (em fase futura).

A ferramenta poderá ser utilizada em execuções cíveis, fiscais, medidas cautelares e recuperações judiciais, conferindo maior efetividade à constrição patrimonial.

Embora represente avanço significativo, o CriptoJud não alcança carteiras não custodiais, ou seja, aquelas sob controle direto do usuário, fora da custódia de exchanges nacionais.

O sistema foi desenvolvido com apoio da Abcripto e visa padronizar e conferir maior segurança jurídica à atuação do Judiciário no campo dos ativos digitais.

(Com informações do site Infomoney)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nunes Marques dá prazo para PGR se manifestar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

Kassio Nunes Marques concedeu dez dias para que a PGR se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca reverter a condenação de 27 anos e três meses de prisão. O caso deverá ser encaminhado ao plenário do STF após a manifestação da Procuradoria.

Desembargador do TJ-MG publica fotos com arma em rede social

O desembargador Roberto Apolinário de Castro, do TJ-MG, publicou fotos com uma arma de fogo e afirmou possuir autorização para porte. Em nota, declarou que as imagens foram feitas em sua residência e que o armamento está legalizado. O CNJ informou que não havia procedimento sobre o caso até a publicação da reportagem.

MP-SP pede condenação de Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação de Renato Cariani e de outros dois investigados por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta o desvio de cerca de 12 toneladas de produtos químicos e possível movimentação superior a R$ 6 milhões. O processo está na fase de alegações finais da defesa.

STF suspende julgamento sobre restrições à Buser após placar de 3 a 2

O STF suspendeu o julgamento sobre a lei mineira que restringe o transporte coletivo por fretamento utilizado por plataformas como a Buser. Antes do pedido de vista de Dias Toffoli, três ministros votaram pela manutenção das regras e dois pela inconstitucionalidade, em discussão que envolve competência legislativa, livre iniciativa e concorrência.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo