CNJ vai investigar uso de inteligência artificial (IA) em sentença judicial

Data:

Inteligência Artificial OpenAI ChatGPT para Advogados
Créditos: rokas91 / Depositphotos

O CNJ está investigando um caso inédito na magistratura brasileira: uma sentença assinada por um juiz federal, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que, na verdade, foi feita por meio de Inteligência Artificial, via ChatGPT. A ferramenta de IA simplesmente inventou jurisprudências do STJ nas quais o magistrado fundamentou sua decisão.

O advogado da parte derrotada na ação descobriu a fraude e entrou com uma reclamação.

Inteligência Artificial - ChatGPT para Advogados
Créditos: [email protected] / Depositphotos

O Juiz transferiu a responsabilidade para um servidor do seu gabinete que teria feito essa parte da sentença. Segundo ele, o ocorrido foi um “mero equívoco (…) decorrente de sobrecarga de trabalho que recai sobre os ombros dos juízes que integram o TRF1”.

A corregedoria do tribunal arquivou o caso, que agora foi reaberto pelo CNJ, conforme a informação do jornal O Globo deste domingo (12).

Com informações de O Globo.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.