Juiz que atuava como coach na internet é demitido

Data:

Juiz que atuava como coach na internet é demitido | Juristas
Créditos: Michał Chodyra / iStock

Em concordância com a Lei Orgânica da Magistratura (Lomam), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP aplicou pena de demissão ao então juiz de Direito Senivaldo dos Reis Júnior, que além da judicatura, atuava como coach na internet, dando aulas e vendendo cursos preparatórios, livros e apostilas.

O magistrado estava em período de estágio probatório, não tendo direito ainda às garantias da magistratura, como, por exemplo, a estabilidade e a inamovibilidade.

Por entendimento do Conselho Superior de Magistratura a prestação de serviços de coaching não configurava docência compatível com a jurisdição - o que é permitido pela Loman. Com isso, foi determinado que o juiz cessasse imediatamente o exercício das atividades. Embora tenha se desligado do curso preparatório para concursos no qual dava aulas virtuais, ele continuou oferecendo os serviços nas redes sociais e em seu site pessoal.

O relator, desembargador Luis Soares de Mello, explicou que o desenvolvimento das atividades paralelas interferiu negativamente na atuação jurisdicional do juiz, "Especificamente quanto à natureza dos serviços por ele oferecidos. Não se está diante de obras científicas ou jurídicas, cujo objetivo é a transmissão de conhecimentos, mas sim material tipicamente voltado à assessoria, orientação e treinamento de candidatos que buscam a aprovação em concursos públicos diversos, assim como no exame da OAB." Ele destacou que diante da gravidade do quadro, se pode questionar a compatibilidade do juiz com a carreira da magistratura, "que exige dedicação integral".

Sendo assim aplicada a pena de demissão, nos termos do artigo 42, VI, e artigo 47 da LC 35/79.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Contrato de Criação de Modelos de Petição para Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a criação de modelos de petição pelo CONTRATADO para uso exclusivo do CONTRATANTE, conforme as especificações e requisitos definidos em comum acordo entre as partes.

Modelo - Contrato de Apoio Jurídico em Escritório de Advocacia

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de apoio jurídico pelo PRESTADOR ao ESCRITÓRIO, conforme as condições estipuladas neste instrumento.

Guia completo para registrar marca sozinho no INPI

Descubra como proteger seu negócio com nosso guia completo para registrar marca sozinho no INPI. Passo a passo simplificado e eficaz.

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...