Congresso derruba veto ao PL que alteraria natureza técnica e singular dos serviços prestados por advogados

Data:

Imagem mostra relator da matéria no Senado
Créditos: Agência Senado

Uma importante vitória para a advocacia ocorreu no Congresso Nacional com a derrubada do veto ao Projeto de Lei 4.489/2019 do Senado Federal e ao Projeto de Lei 10.980/2018 da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, dia 12 de agosto.

Ambos os projetos tinham como objetivo alterar a Lei nº. 8.906/1994 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil) e o Decreto-Lei nº. 9.295/1946, que dispõem sobre a natureza técnica e singular dos serviços prestados por advogados e por profissionais de contabilidade.

A justificativa para a derrubada do veto foi a de que o trabalho dos advogados e contadores deve ser de confiança do gestor público, portanto não caberia licitação para contratar estes tipos de serviços.

Com esta vitória recente, o presidente da OAB Nacional, Feliz Santa Cruz, destacou que a advocacia municipalista foi valorizada. A Ordem emitiu nota técnica sobre o veto e destacou que “serviços técnicos profissionais especializados são serviços que a Administração Pública deve contratar sem licitação, escolhendo o contratado de acordo, em última instância, com o grau de confiança que ela própria, a Administração deposite na especialização do contratado”.

A votação teve como resultado 62 votos favoráveis e 8 contrários ao veto no Senado, e 417 a favor e 57 contra na Câmara dos Deputados.

(Com informações da OAB Nacional)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...