Corregedor-geral da Justiça do Trabalho anula liminar que obrigava Riachuelo a descontar contribuição sindical

Data:

Sem garantia de reversibilidade da medida em caso de improcedência da ação, não é possível conceder a liminar, já que seria antecipação do mérito. Esse foi o entendimento do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, ao anular liminar que obrigava a Riachuelo a descontar a contribuição sindical de seus funcionários.

A reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) tornou a contribuição facultativa, mas a constitucionalidade do dispositivo vem sendo questionada.

Entretanto, ressaltou o ministro que não se pode basear em suposta inconstitucionalidade para conceder uma liminar qie gera situação de difícil reversibilidade.

O desembargador do TRT-4 proferiu a liminar para atender ao pedido do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, considerando que a regra viola a Constituição.

A Riachuelo apresentou pedido de correição parcial no TST, alegando que o recolhimento da contribuição geraria dano de difícil ou impossível reparação.

Recentemente, Lelio suspendeu outra decisão liminar com argumentos semelhantes. Naquela ocasião, um escritório de advocacia foi liberado do pagamento de contribuição sindical.

São, pelo menos, 14 ações em curso no STF que questionam o fim do pagamento obrigatório.

 

Processo: 1000201-23.2018.5.00.0000

Fonte: Conjur

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.