Conheça os diversos serviços on-line oferecidos pelo TSE

Data:

Conheça os diversos serviços on-line oferecidos pelo TSE | Juristas
Sede do Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Foto: Marcello casal JR. / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma gama abrangente de serviços on-line e gratuitos para o eleitorado brasileiro, todos acessíveis por meio do Portal do TSE. Essa plataforma, na seção de serviços eleitorais, reúne uma variedade de funcionalidades que permitem aos eleitores manterem-se em dia com a Justiça Eleitoral (JE) sem sair de casa.

Dentro do autoatendimento eleitoral, é possível realizar tarefas como a emissão ou impressão do título, conferência do local de votação, pagamento de multas eleitorais, obtenção de certidões diversas, justificativa de ausência no dia da eleição, inclusão de nome social no cadastro eleitoral e localização da unidade da Justiça Eleitoral mais próxima, entre outras opções.

Destacamos três desses serviços oferecidos pelo TSE:

1. Emissão ou Impressão do Título

Conheça os diversos serviços on-line oferecidos pelo TSE | Juristas
TSE orienta os eleitores a seguirem certas regras de utilização do e-Título Foto: Divulgação/TSE

O processo para tirar o primeiro título eleitoral ou emitir o documento para quem já o possui é simples, rápido e pode ser realizado no autoatendimento eleitoral na plataforma Título Net. A autenticação do usuário requer informações como nome completo ou CPF, data de nascimento e nome da mãe. Para a emissão do título, é necessário digitalizar documentos, incluindo documento de identificação oficial com foto (frente e verso), comprovante de residência atualizado e uma selfie mostrando o documento de identificação. Eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar. O acompanhamento do pedido pode ser feito pela internet, e o título digital pode ser baixado por meio do aplicativo e-Título.

2. Dados Cadastrais e Certidões Eleitorais

TSE
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Autor BrendaRochaBlossom _Depositphotos_477863100_S

No autoatendimento eleitoral, é possível alterar dados pessoais, como nome, data de nascimento, filiação, telefone e e-mail. Eleitores que mudaram de endereço podem atualizar suas informações residenciais, e a JE incentiva pessoas transgênero ou não binárias a incluírem seus nomes sociais no título e cadastro eleitoral. O serviço inclui consulta a débitos eleitorais, e a emissão e validação de certidões eleitorais, como composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral e quitação eleitoral.

3. Multas e Quitações

metodologia de cálculo de multa
Créditos: Thiago Santos | iStock

Para estar quite com a JE, é necessário ter o voto em dia, justificar ausências às eleições, atender convocações da Justiça Eleitoral e pagar multas aplicadas. Eleitores com dívidas eleitorais pendentes podem emitir boletos para pagamento no Portal do TSE, no serviço de consulta de débitos do eleitor. A regularização da situação eleitoral requer a emissão da guia e o pagamento do boleto correspondente.

É importante ressaltar que a utilização desses serviços on-line proporciona conveniência e agilidade, permitindo que os eleitores realizem diversas operações eleitorais de maneira eficiente e sem sair de casa.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.