Google é processado nos EUA sob acusação de roubo dados para treinar IA

Data:

Direito ao Esquecimento - Google
Créditos: PhotoMIX Company / Pexels

O Google está sendo processado nos EUA, pelo escritório de advocacia Clarkson Law Firm, sob acusação de coletar dados de usuários sem consentimento e violar direitos autorais para o treinamento de ferramentas de IA. A ação judicial também visa processar a DeepMind, empresa-irmã do Google, e a Alphabet, controladora de ambas.

Conforme a denúncia, o Google estaria "roubando secretamente tudo o que foi criado e compartilhado na internet por centenas de milhões de americanos" para desenvolver suas linguagens de IA, como o Bard. O mesmo escritório de advocacia também processou a OpenAI, detentora do ChatGPT, no mês passado.

A conselheira-geral do Google Halimah DeLaine Prado disse que a acusação "não tem base" e que a empresa deixou claro "por anos que usamos dados de fontes públicas para treinar modelos de IA em serviços como o Google Tradutor, de forma responsável e alinhada com nossos princípios de IA". Porém, vale a ressalva de que a menção à inteligência artificial só surgiu há pouco tempo na política de privacidade.

Google oferece US$ 5 para pessoas na rua para "comprar" suas imagens faciais
Créditos: Spencer_Whalen | iStock

O uso de dados públicos para treinar IA foi especificado na atualização mais recente da política de privacidade, divulgada no início do mês. O trecho informa que a empresa pode "coletar informações disponíveis publicamente on-line ou de outras fontes públicas para ajudar a treinar os modelos de IA do Google e criar recursos como o Google Tradutor, o Bard e recursos de IA na nuvem".

Nas versões anteriores, não havia menção aos serviços de IA — no lugar disso, a empresa dizia somente que os dados eram usados para "ajudar a treinar os modelos de idiomas do Google e criar recursos como o Google Tradutor".

Sponsored Links - Google - Links Patrocinados
Créditos: Ivanko_Brnjakovic / iStock

Com o crescimento dos modelos generativos de IA, surgiram preocupações sobre como essas ferramentas coletam dados e podem infringir direitos autorais de livros, artigos científicos, músicas e outros documentos. A comediante e autora Sarah Silverman está processando a Meta e a OpenAI por usar ilegalmente seus livros para treinar modelos de inteligência artificial. Além disso, ferramentas de geração de imagens também foram processadas por artistas plásticos.

Com informações do Terra.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos por lá.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...