Propriedade menor que módulo rural não pode ser penhorada, decide TJMG

Data:

Parceria Agrícola
Créditos: Konstanttin/ iStock

Após confirmar que a sua fazenda se enquadra como pequena propriedade rural, um produtor do município de Maria da Fé (MG) conseguiu suspender a penhora que recaía sobre o imóvel. A decisão é do juiz Daniel Teodoro Mattos da Silva, da Vara Única da Comarca de Cristina (MG), que acatou o pedido de impenhorabilidade feito pelos advogados João Domingos e Leandro Marmo.

O conceito de pequena propriedade rural é aquele em que a área é igual ou inferior a quatro módulos fiscais. Assim, mesmo que o executado seja proprietário de mais de um imóvel, para fins de impenhorabilidade, é suficiente que a soma das áreas não ultrapasse o limite de extensão de quatro módulos fiscais.

Na ação, os advogados comprovaram que a fazenda penhorada possui área de aproximadamente 69 hectares, ou seja, o imóvel penhorado não atinge o módulo rural fixado para a região, que equivale a 30 hectares. Os documentos apresentados por eles também apontaram que a propriedade é explorada com a finalidade produtiva e de trabalho pela família.

Propriedade menor que módulo rural não pode ser penhorada, decide TJMG | Juristas“Assim, a penhora deve ser desconstituída, por ofender o disposto no art. 5°, XXVI, da Constituição Federal”, decidiu o magistrado ao analisar o pedido. Ele pontuou, ainda, que a “impenhorabilidade do bem de família decorre dos direitos fundamentais à dignidade da pessoa humana e à moradia, de forma que as exceções previstas na legislação não comportam interpretação extensiva, conforme entendimento jurisprudencial.”

Diante disso, Daniel Teodoro Mattos da Silva acolheu o pedido de impenhorabilidade de pequena propriedade rural e determinou a desconstituição da penhora recaída sobre o imóvel.

Impenhorabilidade pequena propriedade rural

Com informações da assessoria.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.