TRF3 confirma aposentadoria por invalidez a trabalhador rural com doença na medula cervical

Data:

dívidas rurais
Créditos: Gerasimov174 | iStock

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reafirmou a decisão que determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedesse aposentadoria por invalidez a um trabalhador rural acometido por mielopatia cervical.

Os juízes da turma consideraram que os requisitos cruciais para a obtenção do benefício foram devidamente comprovados, incluindo a condição de segurado, o cumprimento da carência e a incapacidade absoluta e permanente para o trabalho.

invalidez
Créditos: Manuel Faba Ortega | iStock

De acordo com o processo, o autor exerceu atividades rurais desde a infância, cultivando café e algodão. Na vida adulta, adquiriu uma propriedade onde plantava mandioca, mantinha uma horta e criava animais para subsistência.

Há quatro anos, sua saúde se deteriorou, manifestando fraqueza e perda de equilíbrio devido à mielopatia cervical, uma condição degenerativa da medula espinhal comumente associada a idosos. Em resposta, ele buscou amparo junto ao INSS.

Após ter seu pedido negado administrativamente, o trabalhador rural recorreu ao sistema judiciário. A 2ª Vara Estadual Cível de Nova Andradina/MS reconheceu seu direito ao auxílio-doença e o converteu em aposentadoria por invalidez a partir da data do laudo médico. O INSS apelou ao TRF3, argumentando que os requisitos não foram cumpridos.

Auxílio-doença de idoso convertido em aposentadoria por invalidez
Créditos: Sebastian Duda / Shutterstock.com

A juíza federal convocada Vanessa Mello, relatora do caso, sustentou que a documentação e depoimentos testemunhais ratificaram os elementos necessários para a obtenção do benefício. Segundo ela: “O conjunto probatório restou suficiente para a concessão de aposentadoria por invalidez. A perícia médica concluiu ser, o apelado, portador de mielopatia cervical e o considerou incapacitado para o trabalho de forma total e permanente, desde fevereiro de 2020”, destacou.

Dessa forma, por unanimidade, o colegiado manteve a sentença que estabeleceu a concessão da aposentadoria por invalidez a partir de 17 de novembro de 2021, data em que o laudo médico foi apresentado ao processo.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo