Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do Tribunal Superior Eleitoral

Data:

Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do TSE
Créditos: lucasdemello / shutterstock.com

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece na aba Eleitor, localizada na barra superior verde da homepage, vários serviços e informações ao cidadão. Ao clicar na aba, o eleitor tem a sua disposição seções específicas para consulta: Débitos do eleitor, Pré-atendimento eleitoral, Quitação eleitoral, Consulta por nome, Certidões, Justificativa eleitoral, Zonas eleitorais – cartórios, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas do eleitorado e o Glossário Eleitoral.

O Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações Gerais, Recolhimento de Multas e Regularização de Título Cancelado. Também pode ter acesso à lista de representações do Brasil no exterior, entre outros itens.

No link Estatísticas de Eleitorado é possível pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.

Já a seção Glossário Eleitoral tem mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.

Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário em uma eleição

A aba disponibiliza também a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado. Na seção, o eleitor pode saber aonde vota.

Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.