Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do Tribunal Superior Eleitoral

Data:

Eleitor tem acesso a diversos serviços no Portal do TSE
Créditos: lucasdemello / shutterstock.com

O portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece na aba Eleitor, localizada na barra superior verde da homepage, vários serviços e informações ao cidadão. Ao clicar na aba, o eleitor tem a sua disposição seções específicas para consulta: Débitos do eleitor, Pré-atendimento eleitoral, Quitação eleitoral, Consulta por nome, Certidões, Justificativa eleitoral, Zonas eleitorais – cartórios, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas do eleitorado e o Glossário Eleitoral.

O Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações Gerais, Recolhimento de Multas e Regularização de Título Cancelado. Também pode ter acesso à lista de representações do Brasil no exterior, entre outros itens.

No link Estatísticas de Eleitorado é possível pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.

Já a seção Glossário Eleitoral tem mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.

Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário em uma eleição

A aba disponibiliza também a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado. Na seção, o eleitor pode saber aonde vota.

Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.