Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1

Data:

Evento no Congresso Nacional marca defesa da democracia um ano após atos antidemocráticos de 8/1 | Juristas
Democracia Inabalada
Brasília-DF 08/01/2024
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (8), os chefes do três poderes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do STF, ministro Luís Roberto Barroso e do senado, senador Rodrigo Pacheco, participaram de um evento no Congresso Nacional em defesa da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito. O evento assinala um ano dos atos antidemocráticos de 8/1/2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O presidente Lula afirmou que a tentativa de golpe frustrada resultaria em caos social, econômico e institucional, destacando a importância de cuidar diariamente da democracia. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, celebrou a união dos Três Poderes em defesa da democracia e defendeu a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação.

Barroso destacou a importância de renovar a crença na democracia, na harmonia entre os Poderes e na boa-fé, elementos indispensáveis para um país melhor. Ele enfatizou que a liberdade de expressão e a participação na vida pública são fundamentais numa democracia, mas alertou que comportamentos destrutivos não contribuem para o avanço civilizatório.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, salientou que o evento é uma reafirmação da democracia brasileira, repudiando inimigos que utilizam desinformação para disseminar ódio.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a inegociabilidade da democracia, repudiando autoritarismo, fascismo e barbárie. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou a necessidade de responsabilização penal pelos atos de violência contra a democracia, independentemente da origem social dos responsáveis.

Com informações da Agência Brasil.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.