Falta de notificação de multa de trânsito gera indenização

Data:

notificação - multa de trânsito
Crédito: Tommaso79 | Istock

O autor cometeu infração de trânsito, mas alegou não ter recebido notificação de autuação, somente a de penalidade para pagamento de multa. Ele interpôs sucessivos recursos no Detran, mas não obteve sucesso, o que foi comprovado por prova documental dos Correios e do próprio Detran.

No TJ-SP, o relator entendeu ser incontroversa a nulidade do auto de infração dada a ausência de notificação. A falta de cientificação tempestiva impediu o exercício regular do direito de defesa, nos termos do Código Brasileiro de Trânsito.

condutor
Créditos: SVPhilon / iStock

Afirmou, ainda, que a atitude da Fazenda Estadual em inscrever o nome do autor indevidamente no cadastro de inadimplentes gera danos morais presumíveis. Por isso, determinou que ela pague indenização aos autores de R$ 5 mil, a título de danos morais. (Com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo.)

Apelação nº 1010119-48.2015.8.26.0302

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.