Força Aérea dos EUA trabalha em inteligência artificial geral

Data:

 O GAI é uma inteligência artificial com nível humano ou de melhor cognição.

eua
Créditos: Gorodenkoff | iStock

A Força Aérea dos EUA tem uma propensão para o desenvolvimento de oficiais, mas o “general” em que está trabalhando agora não tem nenhuma estrela em seu uniforme: é a inteligência artificial geral (GAI).

O termo GAI refere-se a uma inteligência artificial com nível humano ou melhor cognição. Basicamente, quando as pessoas argumentam que a IA de hoje não é “IA real”, elas estão confundindo a terminologia com o GAI: máquinas que pensam.

O cientista Paul Yaworsky, dos laboratórios de pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos, trabalha incessantemente em uma busca para tornar os aviões inteligentes seres de pura destruição. Seu trabalho parece lançar as bases para uma abordagem futura da inteligência geral em máquinas. Ele propõe um quadro pelo qual as lacunas entre o AI comum e o GAI podem ser superadas.

De acordo com Yaworsky: “Abordamos essa lacuna desenvolvendo um modelo para inteligência geral. Para conseguir isso, nos concentramos em três aspectos básicos da inteligência. Primeiro, devemos perceber a ordem geral e a natureza da inteligência em alto nível. Em segundo lugar, devemos conhecer o que essas realizações significam em relação ao processo geral de inteligência. Terceiro, devemos descrever essas realizações da forma mais clara possível. Propomos um modelo hierárquico para ajudar a capturar e explorar a ordem dentro da inteligência”.

O cientista aponta em sua pesquisa uma dissonância importante: atualmente, não existe uma rota aceita ou compreendida para o GAI. Para ele, “talvez as perguntas certas ainda não tenham sido feitas. Um problema subjacente é que o processo de inteligência não é bem compreendido o suficiente para permitir modelos suficientes de hardware ou software, para dizer o mínimo”.

Na tentativa de explicar a inteligência de uma forma benéfica para os desenvolvedores da IA, Yaworsky a divide em uma visão hierárquica: “Se conseguirmos descobrir como funciona a inteligência humana de alto nível, será muito importante informar os modelos de computador para o GAI”.

A preocupação natural que surge sobre uma IA tão avançada é se ela pode se descontrolar e assumir o controle humano. O cientista entende que “a IA algum dia se tornará uma tecnologia muito poderosa. Mas, como acontece com qualquer nova tecnologia ou capacidade, os problemas tendem a surgir. Especialmente no que diz respeito à IA geral, ou inteligência geral artificial (AGI), existe um tremendo potencial tanto para o bem quanto para o mal”. (Com informações do The Next Web .)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo