Homens são favoritos para substituir mulheres no STF e STJ

Data:

Homens são favoritos para substituir mulheres no STF e STJ | JuristasA corrida para substituir três mulheres na cúpula do Judiciário tem homens como favoritos. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Laurita Vaz se aposentará em outubro, e em janeiro, a ministra Assusete Magalhães também deixará a corte. No Supremo Tribunal Federal (STF), a cadeira de Rosa Weber já está vaga.

A disputa pelas três vagas está em andamento. Para o STJ, o desembargador Rogério Favreto, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, é o favorito. Também na corrida estão o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre, apoiado pelo ministro do STJ Mauro Campbell, e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, associado ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

STF / Ministro Marco Aurélio / Gilmar Mendes / Ricardo Lewandowski / Nunes Marques /
Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Para a vaga no STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, lidera a corrida. Outros cotados para a cadeira de Rosa Weber são o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, ambos enfraquecidos na disputa.

O STJ possui 33 cadeiras divididas entre juízes federais, juízes estaduais, membros do Ministério Público e representantes da advocacia. O STJ receberá nomes de procuradores interessados na vaga de Laurita e formará uma lista tríplice, e caberá a Lula escolher um nome. O mesmo processo ocorrerá na disputa pela cadeira de Assusete, mas com nomes enviados pelos TRFs.

Homens são favoritos para substituir mulheres no STF e STJ | Juristas
Brasília (DF), 03/08/2023, Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na foto a ministra Rosa Weber e o presidente Lula. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nos bastidores, integrantes de tribunais superiores afirmam que Favreto só não será nomeado pelo presidente Lula se não passar pelo crivo do STJ. Além dele, desembargadores do TRF da 1ª Região também estão na corrida pela vaga de Assusete, incluindo Ney Bello, ligado a Gilmar Mendes do STF; Daniele Maranhão e Carlos Brandão, próximos de Kassio Nunes Marques, também do Supremo.

No caso da vaga no STF, Lula não precisa escolher da lista tríplice. Fontes próximas ao presidente dizem que ele ainda não decidiu quem será o novo ministro, e não há previsão para o anúncio.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...