“Intervenção não pode se perpetuar”: Justiça determina que credores da Oi escolham novo gestor

Data:

Contrato - Modelo - Portal Juristas
Créditos: depositedhar / Depositphotos

A 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou que os credores da Oi sejam convocados para eleger o novo gestor da companhia, retomando o protagonismo previsto na legislação de recuperação judicial. A decisão foi proferida pela juíza Simone Chevrand.

A magistrada destacou que a intervenção judicial atualmente exercida por Bruno Rezende possui natureza excepcional e transitória, não podendo se prolongar sem prazo definido.

Contexto da intervenção

Bruno Rezende foi designado interventor após o afastamento da antiga Diretoria e do Conselho Administrativo. Durante seu mandato, chegou a requerer a falência da Oi — pedido que foi acolhido, mas posteriormente revertido pela Justiça a pedido dos próprios credores.

Na decisão, a juíza observou que, diferentemente da intervenção anterior, que tinha finalidade específica ligada à transição de serviços, o atual mandato não possui termo final estabelecido, o que reforça a necessidade de devolver aos credores a prerrogativa de escolher quem conduzirá a empresa.

“Este juízo não acredita que possa a intervenção judicial se perpetuar (…). Parece ser primordial que a escolha do gestor venha dos credores”, registrou Chevrand.

A magistrada determinou a adoção imediata das medidas necessárias para viabilizar o processo de escolha do novo gestor, enquanto aguarda manifestação do Ministério Público sobre os termos fixados.

A decisão marca nova etapa na condução da recuperação judicial da Oi, restabelecendo o papel central dos credores na definição dos rumos da operadora.

(Com informações do Juri News)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo