Juiz intervém em residência de idosa com transtorno de acumulação

Data:

idosa com transtorno de acumulação acumuladora bagunça
idosa com transtorno de acumulação - mwai_images_generator

O juiz da Vara das Fazendas Públicas da comarca de Mara Rosa, no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Francisco Gonçalves Saboia Neto, emitiu uma decisão que ordena que o município tome medidas sanitárias para limpeza e descarte de lixo na residência de uma idosa de 76 anos, que apresenta sinais de transtorno de acumulação. O não cumprimento dessa determinação pode resultar em uma multa diária de 500 reais. A ação foi movida pelo Ministério Público de Goiás contra o município.

A intervenção, conforme a decisão do juiz, deve envolver o Corpo de Bombeiros e contar com o suporte da Secretaria de Assistência Social do Município para auxiliar a proprietária do imóvel.

idosa com transtorno de acumulação acumuladora bagunça
idosa com transtorno de acumulação acumuladora bagunça

De acordo com o MPGO, a idosa estava vivendo em uma casa repleta de lixo, insetos e animais peçonhentos, uma situação que colocava em risco não apenas a saúde dela, mas também a de seus vizinhos. Diante disso, eles buscaram uma ordem judicial para interná-la compulsoriamente para tratamento psiquiátrico e permitir que o município limpasse a residência.

O juiz rejeitou a alegação da prefeitura de que não haviam tomado medidas antes devido à falta de autorização judicial. Segundo Francisco Saboia, "o Código de Posturas possui previsão expressa autorizando o ente a adotar providências, inclusive para adentrar no imóvel e realizar a respectiva limpeza, independente de notificação do proprietário".

A decisão, datada de 25 de agosto de 2023, já foi devidamente cumprida.

Com informações do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.