Justiça isenta cliente de pagar danos a terceiros após acidente com carro alugado

Data:

Justiça isenta cliente de pagar danos a terceiros após acidente com carro alugado | JuristasA 15ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia absolveu uma mulher processada por uma locadora de veículos após se envolver em um acidente de trânsito durante uma viagem. A decisão foi assinada pela juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, que entendeu que a cliente não tinha ciência de que o seguro contratado não cobria danos a terceiros.

Segundo o processo, a mulher alugou o veículo com cobertura de seguro, mas, após o acidente, descobriu que a apólice contratada não incluía danos causados a terceiros. A locadora, que precisou indenizar o outro condutor envolvido, entrou com uma ação de regresso pedindo o ressarcimento do valor pago, acrescido de juros e correção monetária.

A cliente alegou que, no momento da contratação, a locadora não entregou o contrato completo e que só teve acesso ao documento após a negativa da seguradora. Sustentou ainda que não foi informada sobre a exclusão de cobertura para terceiros, caracterizando falha na prestação do serviço e descumprimento do dever de informação.

Já a locadora argumentou que a cliente contratou apenas uma proteção veicular básica e que a responsabilidade pelo acidente era exclusivamente dela.

Na sentença, a juíza destacou que o contrato de seguro apresentado pela empresa não continha a assinatura da cliente e que não há provas de que ela tenha sido informada de forma clara sobre as limitações da cobertura.

“A empresa autora não se desincumbiu do ônus de comprovar que prestou informações claras, adequadas e ostensivas, de modo que não se livrou de provar o fato constitutivo de seu direito”, afirmou a magistrada, com base no artigo 373, inciso I, do Código de Processo Civil.

Processo 5241926-67.2024.8.09.0051

(Com informações do ConJur)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo