Mandado de segurança pode ser julgado fora do domicílio da autoridade impetrada

Data:

mandado de segurança
Créditos: Billion Photos / Shutterstock.com

Em decorrência do contexto trazido pelo processo eletrônico, que não exige proximidade entre o órgão processante da ação e a autoridade impetrada, a 2ª Seção do TRF-4 decidiu manter o julgamento de um mandado de segurança, cuja autoridade impetrada é de Curitiba, na 1ª Vara Federal de Caçador (PR).

Um advogado praticante de tiro desportivo teve seu registro cassado e impetrou um mandado de segurança contra o comandante da 5ª Região Militar de Exército no município de Caçador, onde mora. A 1ª Vara Federal entendeu-se incompetente para julgamento do feito e enviou os autos para a 11ª Vara Federal de Curitiba.

A vara da capital, por sua vez, suscitou conflito negativo de competência, requerendo a manutenção da ação em Caçador, alegando que o STJ vem permitindo a propositura de mandado de segurança no domicílio do autor.

autoridade
Créditos: asharkyu / Shutterstock.com

A relatora julgou procedente o conflito de competência, firmando novo entendimento jurisprudencial no TRF-4, já que a ação, até o momento, deveria ser ajuizada no domicílio funcional da autoridade impetrada. O motivo é o fluxo de comunicação célere e objetivo entre o juízo e a autoridade no processo eletrônico. (Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.)

Processo: 5008490-44.2018.4.04.0000/TRF

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo