O rapper Marcelo D2 foi condenado a indenizar em R$ 50 mil o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB). A Justiça entendeu que o rapper “cometeu excesso em suas palavras” ao comentar em 2019, no Twitter sobre uma operação policial na favela de Paraisópolis, em São Paulo, e responsabilizar o tucano, pela morte de 9 jovens.
“O mandante foi o Doria”, escreveu o rapper no Twitter para os seus, à época, 1,1 milhão de seguidores.
No processo, Dória disse que D2 “maculou a sua reputação com uma narrativa sensacionalista, colocando sua opinião e valores morais, éticos e políticos em descrédito perante todos os usuários da internet”.
Sem apresentar defesas, o rapper ganhou a ação em primeira instância e a juíza do caso considerou que ele apenas exerceu seu direito de crítica. Dória recorreu da decisão e os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo condenaram o cantor.
“O réu [D2] cometeu excesso em suas palavras, ultrapassando e muito o direito de crítica”, afirmou o desembargador Luiz Antonio de Godoy, relator do processo. “Seu intuito não era o de simplesmente criticar o então governador, mas o de escandalizar a opinião de seus seguidores e angariar apoiadores.”
Além da indenização, o rapper foi condenado a remover o tuíte de suas redes sociais. D2 ainda pode recorrer.
Com informações do UOL.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.