O Ministério Público do Trabalho (MPT) começou a campanha “#ChegadeTrabalhoInfantil” que busca o engajamento dos internautas nas redes sociais, incentivando-os a postar o gesto da hashtag em seus perfis como forma de apoio à causa contra o trabalho irregular de crianças e adolescentes. O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é na próxima segunda-feira (12).
Trabalho infantil é um tema que sempre provoca muita discussão, mas, no final, a verdade é uma só: criança não foi feita para trabalhar. Pior ainda, além de se privar da alegria de uma infância normal, na maioria das vezes o jovem que trabalha é levado a abandonar a escola – ou seja, pode prejudicar seu desenvolvimento intelectual e perder oportunidades na vida adulta.
A campanha conta com o apoio de personalidades da música e dos esportes – os cantores sertanejos Daniel, Chitãozinho e Xororó, o ex-jogador de vôlei Maurício Lima e a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, que não cobraram cachê. A ação foi desenvolvida pela agência Bretas Comunicação/B52, com o uso de verbas oriundas de acordos firmados com empresas do interior e da Grande São Paulo.
Para a vice-presidente da ANPT, Ana Cláudia Bandeira Monteiro, “a campanha ‘#ChegadeTrabalhoInfantil’ vem reafirmar e lembrar o compromisso de toda a sociedade com as nossas crianças, que não podem ser expostas ao trabalho precoce, e para quem deve ser proporcionada educação de qualidade e os meios para o pleno exercício da cidadania”.
A iniciativa acontece por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) e conta também com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).
Fonte: Justificando