Nova York processa redes sociais por viciarem usuários, em especial adolescentes

Data:

Nova York processa redes sociais por viciarem usuários, em especial adolescentes | Juristas
Depositphotos – Young black Woman
Autor: Vadymvdrobot

A cidade de Nova York entrou com uma ação em uma corte estadual de Los Angeles, na Califórnia, juntando-se a um grupo que está processando as redes sociais. A ação visa as empresas Meta (proprietária do Facebook e Instagram), ByteDance (controladora do TikTok), Google (com o YouTube) e Snap (do Snapchat), alegando que estão viciando os usuários, especialmente adolescentes. As informações são do Olhar digital com base em matéria da Reuters.

A Meta e outras empresas já enfrentaram processos semelhantes de procuradores-gerais de mais de 30 estados no ano passado. Um juiz de Oakland, na Califórnia, determinou que a Meta, Google, TikTok e Snap enfrentassem centenas de processos acusando-as de contribuir para uma crise de saúde mental em jovens.

Jurisprudências sobre Redes Sociais
Créditos: geralt / Pixabay

A cidade de Nova York alega gastar mais de US$ 100 milhões anualmente em programas de saúde mental para jovens. O secretário municipal de saúde afirmou recentemente que o acesso indiscriminado às redes sociais é uma “ameaça à saúde pública”. O prefeito Eric Adams afirmou que muitas plataformas de redes sociais colocam em risco a saúde mental das crianças, “promovendo dependência e encorajando comportamentos arriscados”.

A ação movida pela cidade argumenta que as empresas utilizam táticas comportamentais e neurobiológicas semelhantes às das indústrias de tabaco e cassinos para maximizar o engajamento dos jovens e aumentar a receita com publicidade, mirando especialmente em crianças e adolescentes vulneráveis.

Em resposta às acusações, o Google rejeitou as acusações, afirmando que sempre buscou proporcionar uma experiência online segura e saudável para os jovens, colaborando com especialistas para desenvolver serviços e políticas adequadas à idade. A Meta destacou seus esforços para garantir experiências online seguras e adequadas à idade, enquanto o TikTok mencionou seus controles avançados de bem-estar para adolescentes. A Snap ressaltou que sua plataforma é diferente das redes sociais tradicionais, oferecendo recursos que incentivam a interação ativa.

Com informações do Olhar Digital / Reuters


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.