OAB pretende ouvir os 1,3 milhão de advogados e advogadas do país em pesquisa

Data:

OAB pretende ouvir os 1,3 milhão de advogados e advogadas do país em pesquisa | Juristas
Sessão do Conselho Beto SimonettI Pres. OAB em sessão do Conselho Pleno – Foto Raul Spinassé

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou a disponibilidade do Primeiro Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, conhecido como Perfil ADV, a partir desta segunda-feira (28).

O objetivo da iniciativa é entender a realidade dos advogados e advogadas em todo o país, identificando suas necessidades, peculiaridades e características regionais na prática profissional. A participação é acessível, basta responder ao questionário online na página da pesquisa, o que leva apenas 15 minutos.

O Perfil ADV visa aprimorar ações em benefício da advocacia, como a defesa de prerrogativas e honorários, e a criação de mais salas de apoio. Conforme o presidente da OAB Nacional, “Hoje, lançamos não apenas uma pesquisa, mas um compromisso contínuo com a melhoria da advocacia do Brasil. O Perfil ADV guiará nossas ações em busca do fortalecimento da nossa profissão. Por isso, convido a todos os advogados e advogadas a participarem desse estudo diagnóstico”, declarou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

OAB
Créditos: diegograndi / iStock

A pesquisa, aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), contém 42 questões que abrangem temas diversos, como perfil sociodemográfico, atuação profissional, saúde, uso da tecnologia e prerrogativas e honorários. O estudo será coordenado no âmbito do CFOAB por Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional, e por uma comissão composta pelos presidentes das Seccionais de Alagoas, Bahia, Goiás e Pernambuco.

Após a conclusão, os dados serão sistematizados e os resultados apresentados, tudo de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), visando obter uma representação precisa e demográfica da advocacia no Brasil.

Com informações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) .


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.