Plenário do STF firma entendimento de que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública

Data:

porte de arma guarda municipal
Créditos: Wellphoto | iStock

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na decisão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 995), chegou a um consenso sobre a integração das guardas municipais no Sistema de Segurança Pública, rejeitando todas as interpretações judiciais que excluíam essas instituições do Sistema de Segurança Pública.

A Associação das Guardas Municipais do Brasil (AGMB), autora do pedido na ação, argumentava que várias decisões judiciais não reconheciam essa posição, prejudicando as atribuições das guardas municipais e a segurança jurídica.

Guarda municipal não será indenizado por ser atingido com spray de pimenta em treinamento
Créditos: Vladimir Arndt / Shutterstock.com

O julgamento, interrompido em junho para aguardar o voto do ministro Cristiano Zanin, teve um empate sobre o conhecimento da ação. O relator, ministro Alexandre de Moraes, e outros ministros votaram a favor do pedido, enquanto alguns, incluindo o ministro Edson Fachin, tinham objeções.

O ministro Alexandre de Moraes salientou que as guardas municipais têm o dever de prevenir e coibir infrações penais ou administrativas. Ele referenciou o julgamento do RE 846854, onde o Tribunal reconheceu a atividade essencial dessas guardas para a segurança pública.

Plenário do STF firma entendimento de que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública | Juristas
Brasília (DF), 03/08/2023, Sessão solene de posse do novo ministro da Corte, Cristiano Zanin, no Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Zanin seguiu o relator, afirmando que a jurisprudência do STF e as leis vigentes reforçam o papel das guardas municipais na segurança pública.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.