Policiais acusados da morte de portador de transtorno mental são absolvidos

Data:

Policiais acusados da morte de portador de transtorno mental são absolvidos | Juristas
Créditos: Bennian/ shutterstock.com

Promotoria e defesa sustentaram tese de legítima defesa própria

Após quatro horas de julgamento presidido pelo juiz Raimundo Moisés Flexa, sete jurados do 2º Tribunal do Júri de Belém, absolveram nesta quinta-feira, 21, os policiais Alex André dos Santos, 41 anos, cabo PM,  e Valdonildo Campos Gouveia, 47 anos, sargento PM, acusados de homicídio contra César Meireles de Figueiredo, 30 anos, portador de transtorno mental.

O promotor de Justiça Edson Souza e o advogado de defesa dos PMs Arnaldo Lopes sustentaram a tese de legitima defesa, sendo acolhida por maioria dos votos dos jurados.

Este foi o segundo júri enfrentado pelos policiais, o primeiro realizado em 2014 os PMs tiveram o crime desclassificado de homicídio doloso para culposo, quando não intenção. O Tribunal de Justiça anulou a decisão ao julgar recurso de apelação da acusação, determinando a realização de novo júri.

O episódio ocorreu por volta das 20h do dia 04/05/2011, quando policias acionados pela Central Integrada de Operações – CIOP,  foram atender um chamado na Rua Primeiro de Queluz no bairro São Braz, em Belém, de uma pessoa que estava agredindo uma senhora com golpes de faca.

No local os policiais encontraram a senhora Maia de Nazaré Figueiredo lesionada e com a roupa ensanguentada, descendo a escada da casa chorando. Os PMs perguntaram à mulher onde estava o agressor e ela apontou para o interior da residência.

Em interrogatório os PMs  relataram que estavam em ronda quando foram acionados pelo CIOP para atender chamado de uma mulher que estava sendo agredida com golpes de faca pelo próprio filho. Encontraram César Figueiredo portando uma faca em uma das mãos e na outra um simulacro de arma de fogo.

Os policiais ordenaram ao jovem que entregasse as armas, mas César respondeu que não temia Polícia e investiu contra o cabo André lhe ferindo no braço, que revidou atingindo César com um tiro na pena. O Sargento Valdonildo ao ver o cabo lesionado efetuou outro disparo com sua arma de fogo atingindo o pescoço da vítima. Em seguida a vítima foi socorrida e levada até um hospital de Pronto Socorro, mas já chegou sem vida.

Fonte: Tribunal de Justiça do Pará

João Padi
João Padi
Few major personal loan providers offer same-day approval and funding, as most take at least 2 business days, but there are some worthwhile exceptions. Same-day personal loans offer a speedy turnaround from loans-cash.net to funding, so you receive money the same day you apply, if approved. A representative example of payment terms for an unsecured Personal Loan is as follows: a borrower receives a loan of $10,000 for a term of 60 months

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.

TJ aplica Protocolo de Gênero e condena ex-marido a indenizar mulher por ofensas em rede social

Em decisão inédita, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aplicou o Protocolo de Gênero, conforme previsto na Resolução nº 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em julgamento realizado no dia 28 de novembro. O caso envolveu recurso interposto por uma mulher contra o ex-marido, abordando temas como dissolução de união estável, partilha de bens, guarda de menor, pensão alimentícia e indenização por danos morais.