Representantes do GMF se reúnem para discutir melhorias no sistema prisional

Data:

Representantes do GMF se reúnem para discutir melhorias no sistema prisional | Juristas
Créditos: create jobs 51 / Shutterstock.com

O transporte de presos para as audiências, o comparecimento dos reeducandos às salas de videoconferência nas unidades prisionais, o recebimento dos oficiais de justiça nas unidades para o cumprimento dos atos judiciais e a facilitação de acesso às certidões carcerárias foram os principais temas abordados durante uma reunião dos representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), nesta segunda-feira (15), na sala de sessões do Tribunal Pleno.

A reunião contou com a presença do corregedor-geral de justiça e supervisor do GMF, desembargador Mauro Campello, do juiz auxiliar da corregedoria e membro do GMF, Rodrigo Furlan, do coordenador do GMF, juiz Renato Albuquerque, do secretário de Estado de Justiça e Cidadania, coronel Ronan Marinho, do vice-presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal, e do chefe da central de mandados do TJRR, Joelson de Assis. Participaram ainda da reunião, os juízes criminais Marcelo Masur, Marcelo Oliveira, Esdras Silva Pinto, Maria Aparecida Cury, Lana Leitão, Daniela Schirato, Graciete Sotto Maior e Noêmia Sousa, além dos oficiais de justiça e advogados.

Os juízes puderem expor a preocupação com relação aos temas abordados e falaram sobre a necessidade de discutir uma solução para as questões apresentadas. “Precisamos resolver essa problemática para não haver retardamento no processo e nos benefícios de direito dos reeducandos. O secretário, recém-empossado está fazendo um trabalho diferenciado e proativo, então, entendemos que não há melhor momento para que o Judiciário apresente suas demandas, a fim de que elas sejam contempladas no novo projeto de gestão da SEJUC”, disse o coordenador do GMF, juiz Renato Albuquerque.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Cidadania, coronel Ronan Marinho, a situação será analisada e as providências serão tomadas de forma imediata. “A partir dessa reunião faremos uma série de ajustes de conduta entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria no sentido de buscar melhorias no quesito escolta dos presos para as audiências e videoconferências. Agiremos ainda com a implantação de projetos de ressocialização dos presos e da emissão da certidão de forma automática para facilitar a ação dos advogados e defensores públicos”, disse o secretário.

O corregedor fez uma avaliação sobre a reunião. “A reunião foi extremamente positiva, pois tivemos a oportunidade de ouvir a demanda dos juízes, oficiais de justiça e advogados, bem como dos demais representantes do GMF, e, pudemos ainda, contar com o apoio e parceria da SEJUC para encontrar soluções às demandas apresentadas. Será estabelecido um calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2017 envolvendo todos os atores do sistema prisional”, disse.

Fonte: Tribunal de Justiça de Roraima

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo