Site deve indenizar mãe por divulgar nome e imagens de filho afogado

Data:

Site deve indenizar mãe por divulgar nome e imagens de filho afogado | Juristas
Créditos: Evlakhov Valeriy/shutterstock.com

Decisão mostra ter existido conduta dolosa da parte reclamada, ao publicar vídeo.

Um site acreano foi condenado pelo 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco por realizar reportagem difamatória. A mãe, que teve a imagem divulgada de seu filho morto por afogamento, vai ser indenizada em R$ 10 mil, conforme decisão publicada na edição n° 5.942 do Diário da Justiça Eletrônico (fl. 109).

A juíza de Direito Lilian Deise, titular da unidade judiciária, assinalou que houve conduta dolosa da parte reclamada, quando postou vídeo de sua autoria em rede social.

Entenda o caso

A publicação foi indevida, porque não teve autorização da mãe. A reclamante enfatizou na petição inicial a dor e abalo emocional ocasionado por encontrar a imagem e nome de seu ente querido publicado na Internet.

Decisão

O filho da reclamante era menor de idade e o jornal postou expressamente o nome e uma foto em vida do infante, o que viola os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Desta forma, a identificação do infante foi inequívoca, bem como o ato ilícito. “Restou claro que a intenção do jornal réu que era causar impacto com as imagens chocantes para o público alvo de suas reportagens”, asseverou a juíza de Direito.

O site deve indenizar moralmente a mãe. “Verifica-se o nexo causal e o dano estão presentes nos autos, visto que devido às atitudes negativas tomadas pela parte ré, a genitora do infante falecido sofreu abalo emocional em total desrespeito ao seu luto. Em decorrência do ato praticado pelo reclamado foram gerados vários comentários desagradáveis, ouvidos pela reclamante, conforme declarou em juízo”.

Contudo, foi julgado improcedente o pedido autoral de retratação.

Da decisão cabe recurso.

Fonte: Tribunal de Justiça do Acre

João Padi
João Padi
Few major personal loan providers offer same-day approval and funding, as most take at least 2 business days, but there are some worthwhile exceptions. Same-day personal loans offer a speedy turnaround from loans-cash.net to funding, so you receive money the same day you apply, if approved. A representative example of payment terms for an unsecured Personal Loan is as follows: a borrower receives a loan of $10,000 for a term of 60 months

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.