STF absolve presidente da Assembleia Legislativa do RN de crime de corrupção passiva

Data:

Supremo Tribunal Federal
Créditos: R.M. Nunes / iStock

O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu, de forma unânime, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB-RN), que também é o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, do crime de corrupção passiva. A decisão foi tomada durante o julgamento da Ação Penal (AP) 1036, devido à falta de provas.

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), o deputado teria supostamente solicitado vantagens indevidas no segundo semestre de 2009, visando facilitar a aprovação de um projeto de lei relacionado à inspeção veicular e manutenção de veículos.

esquema de corrupção
Créditos: Kritchanut | iStock

A denúncia foi enviada ao STF em outubro de 2018, devido à falta de quórum no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) para julgar o caso. Sete desembargadores se declararam suspeitos de lidar com a ação, o que resultou na mudança de foro, segundo o artigo 102, inciso I, alínea “n”, da Constituição Federal.

Em seu voto, o ministro Dias Toffoli, relator do caso, destacou que não havia provas suficientes para condenar o parlamentar. A acusação se baseava nas declarações de um colaborador e em extratos da conta corrente do Instituto de Registradores de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas do Estado do Rio Grande do Norte (IRTDPJ), que era administrado por Ezequiel Ferreira.

Dias Toffoli
Créditos: Reprodução / TV Justiça

Toffoli ressaltou que os extratos bancários mostravam apenas saques da conta do colaborador e não apresentavam qualquer evidência que ligasse esses pagamentos ao réu. Além disso, não houve provas de intervenção específica ou atípica do deputado na aprovação da norma ou de que ela tenha sido aprovada em desacordo com as normas regimentais da Assembleia Legislativa.

A decisão do STF encerra o processo contra Ezequiel Ferreira, que havia sido alvo de acusações de corrupção passiva, mas que agora foi completamente absolvido devido à falta de evidências concretas.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJ-PI apresenta novas ferramentas de Inteligência Artificial para modernizar serviços do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou novas ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pelo Opala Lab para auxiliar magistrados e servidores, otimizar processos e modernizar os serviços judiciais. As soluções incluem sistemas de transcrição de audiências, análise processual e organização de bases de conhecimento, com foco em segurança, autonomia tecnológica e eficiência.

TJ-SP analisará pedido para excluir filiação materna do registro civil

O TJ-SP deverá analisar recurso de uma mulher que busca excluir a filiação materna de sua certidão de nascimento após relatar ter sido vítima de graves abusos durante a infância. Embora a sentença de primeiro grau tenha reconhecido os traumas e autorizado a retirada dos sobrenomes maternos, o pedido de desconstituição da maternidade foi negado sob o fundamento de que a filiação biológica deve permanecer registrada.

TJ mantém condenação de Marcelo Crivella por uso não autorizado de imagem em campanha eleitoral

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a condenação do senador Marcelo Crivella ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais a um estudante que teve sua imagem e seu depoimento utilizados, sem autorização, em propaganda eleitoral. A Corte rejeitou novos recursos da defesa e preservou a sentença que também envolve o Partido Republicanos.

Licenciamento de novos data centers no Ceará reacende debate sobre impactos ambientais e consumo de energia

Dois novos projetos de data centers em Caucaia (CE) estão em fase de licenciamento ambiental e poderão consumir energia equivalente à utilizada por 4,5 milhões de residências, volume superior ao total de domicílios do estado. A dimensão dos empreendimentos intensificou o debate sobre os impactos ambientais, o consumo de água, o licenciamento simplificado e a necessidade de consulta às comunidades potencialmente afetadas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo