STF mantém entendimento sobre compartilhamento de relatórios financeiros pelo Coaf

Data:

STF mantém entendimento sobre compartilhamento de relatórios financeiros pelo Coaf | Juristas
Créditos: Jirapong Manustrong / Istock

Nesta terça-feira (2), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou por unanimidade que a polícia pode solicitar diretamente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o compartilhamento de relatórios de inteligência financeira, sem necessidade de autorização judicial prévia.

A decisão foi tomada no julgamento do recurso apresentado na Reclamação (RCL) 61944, mantendo a posição do ministro Cristiano Zanin, que anulou um ato do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia declarado ilegal o compartilhamento em tal hipótese.

O caso teve origem no questionamento feito pelo Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) em relação à decisão do STJ, que acolheu um recurso em habeas corpus da defesa de uma dirigente da Cerpa Cervejaria Paraense S.A., investigada por lavagem de dinheiro. O STJ considerou válido o compartilhamento de dados entre a autoridade policial e o Coaf, desde que feito por iniciativa do próprio órgão, e não da polícia.

Em sua decisão monocrática, o ministro Zanin reiterou que o compartilhamento de relatórios do Coaf, sem autorização judicial prévia, é válido, conforme estabelecido pelo STF no julgamento do RE 1055941. Ele destacou que o compartilhamento pode ser provocado ou espontâneo, desde que mantido o sigilo das informações.

Na sessão desta terça-feira , o ministro reafirmou seu entendimento e votou pelo desprovimento do recurso apresentado pela defesa da investigada. Segundo Zanin, a interpretação do STJ foi equivocada, pois restringiu o compartilhamento apenas às situações espontâneas, enquanto o STF autorizou tanto o compartilhamento provocado quanto o espontâneo.

O relator ressaltou que a decisão do STJ poderia dificultar investigações e medidas de prevenção contra crimes financeiros, organizados e de terrorismo, além de acarretar implicações de direito internacional para o Brasil.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pequim restringe posse, transporte e uso de drones em todo o território municipal

Pequim, na China, adotará a partir de 15 de novembro novas regras que restringem severamente o uso de drones em todo o território municipal. Além da proibição de voos, a regulamentação impede a posse, o armazenamento e o transporte de drones e componentes, submetendo toda a área administrativa da capital a regras de controle aéreo.

Registro de candidatura é indeferido pelo TRE-AL após condenação por agressão contra mulher

O TRE-AL, por 4 votos a 3, indeferiu o registro de candidatura de João Francisco de Assis Neto, o Dr. João Neto, ao cargo de deputado federal nas Eleições 2026. A decisão levou em consideração condenação criminal confirmada em segunda instância por lesão corporal contra uma mulher. O colegiado entendeu que os efeitos da condenação impedem, neste momento, o registro da candidatura.

Garçom demitido após pedir tratamento respeitoso recebe indenização trabalhista

Tribunal trabalhista da Escócia reconheceu como injusta a demissão de um garçom que havia pedido ao gerente que o tratasse com educação durante uma discussão no ambiente de trabalho. O restaurante alegou que o funcionário havia se demitido voluntariamente, mas a Justiça rejeitou a versão e determinou o pagamento de indenização equivalente a aproximadamente R$ 50 mil.

STF analisa validade de relatório da PF e possível apuração sobre conduta de ministro

O STF realiza sessão extraordinária para analisar controvérsias relacionadas a relatório da Polícia Federal que reuniu mensagens enviadas pelo empresário Daniel Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes. A Corte está dividida quanto à validade do documento, à regularidade de sua produção e à possibilidade de abertura de eventual apuração. Questões preliminares, possíveis irregularidades na obtenção das provas e a manifestação da PGR pela nulidade do relatório poderão influenciar o julgamento.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo