Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo- saiba os direitos

Data:

Criança autista impedida de entrar em sala por falta de máscara será indenizada
Créditos: VadimVasenin / Depositphotos

Desde 2012, a Lei nº 12.764 reconhece o autismo como deficiência para todos os fins legais. De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA (Transtorno de Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados.

Desse modo, as pessoas com TEA possuem direitos em relação à educação, saúde, previdência, e outros.

Educação
Além da garantia de acesso escolar, a legislação determina que escolas não podem negar matrícula em razão do autismo, além de terem Plano de Ensino Individualizado (PEI) para alunos que tenham essa condição.

Previdência
Pessoas com autismo também possuem direito ao BPC/LOAS, benefício assistencial, pago pelo INSS, desde que esteja dentro do critério de renda familiar e com comprovação médica acerca do autismo.
Vale destacar que o BPC/LOAS não é uma aposentadoria. O BPC/LOAS é pago independente de contribuição ao INSS. Por outro lado, na aposentadoria, a pessoa com autismo trabalha, contribui ao INSS e posteriormente precisa se aposentar na condição de pessoa com deficiência.

Saúde
Em relação à saúde, a pessoa com TEA não pode ser excluída do plano de saúde em razão da sua condição. Todos os direitos relacionados ao diagnóstico, tratamento multidisciplinar e intervenção precoce podem ser exigidos do SUS e do Plano de Saúde.

Transporte
Pessoa com autismo tem desconto na aquisição de veículos e isenção de IPVA, e também possuem direito ao desconto na compra da passagem aérea. A Resolução nº 280/2013 da ANAC prevê o desconto para acompanhante de pessoa com deficiência.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Rodrigo Santana Pinho
Rodrigo Santana Pinho
Sócio na RR Advocacia & Consultoria. MBA em gestão e planejamento tributário. Pós-graduado em Direito Digital e Proteção de Dados. Membro da CLGPD – Comissão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Membro da CDTI – Comissão de Direito da Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Estratégias de Rebranding: Quando e Como Redefinir sua Marca

Rebranding é uma estratégia de marketing utilizada por empresas para renovar sua imagem, identidade ou posicionamento no mercado. Seja para revitalizar uma marca envelhecida, corrigir percepções negativas ou alinhar-se com novas direções estratégicas, o rebranding pode ser uma ferramenta poderosa.

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

A Evolução das Marcas ao Longo do Tempo: De Símbolos Antigos à Era Digital

A Evolução das Marcas ao Longo do Tempo: De...