STF suspende cobrança de IPVA para veículos da Infraero em Alagoas

Data:

STF suspende cobrança de IPVA para veículos da Infraero em Alagoas | Juristas
Foto: Divulgação/Infraero

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou uma liminar que suspendeu a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos pertencentes à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), registrados no Estado de Alagoas. A decisão foi tomada durante a sessão virtual concluída em 15 de março, ao analisar a Ação Cível Originária (ACO) 1621, movida pela estatal.

O relator do caso, ministro Nunes Marques, votou a favor do referendo da liminar por ele concedida, sendo seguido por unanimidade. Ele baseou sua decisão na jurisprudência estabelecida pela Corte, que reconhece que a Infraero, como empresa pública prestadora de serviço público, é beneficiária da imunidade tributária recíproca, conforme previsto no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, da Constituição.

O ministro também relembrou o julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 638315 (Tema 412 da repercussão geral), no qual o STF estabeleceu que a Infraero tem direito à imunidade recíproca.

Nunes Marques destacou a urgência da concessão da liminar para uniformizar entendimentos em questões tributárias, especialmente para empresas como a Infraero, que operam em todo o país. Além disso, ressaltou o prejuízo financeiro que a estatal poderia enfrentar caso continuasse a efetuar pagamentos que posteriormente poderiam ser considerados indevidos.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.