TED da OAB-SP diz que gravação clandestina de reunião com cliente é abominável

Data:

OAB-SP
Créditos: Divulgação | OAB-SP

O Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil afirmou que a gravação clandestina de reunião com cliente é uma postura “abominável, desrespeita o Estatuto da OAB, o Código de Ética, além de normas de direito positivo, ou seja, constitui violação estatutária, ética, civil, sendo tipificado inclusive como crime”.

A 1ª Turma do TED da OAB-SP destaca que as relações entre advogados e seus clientes se baseiam em confiança mútua, e a violação do sigilo profissional é uma infidelidade.

É recorrente nas consultas formuladas ao TED da OAB-SP o tema das gravações unilaterais feitas por advogados. O tribunal destaca que elas devem ser evitadas, porque, apesar de não serem ilícitas, podem ofender o direito à intimidade e configurar infração ética.

Em sentido oposto, o TED entende que a gravação de audiência não é infração ética, mesmo em processos sob segredo de Justiça. Só faz a ressalva sobre as audiências de conciliação, em que não há justificativa ética para a gravação. (Com informações do Consultor Jurídico.)

Ementas de agosto do TED da OAB-SP.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.