TJSC confirma condenação de seguradora a cobrir despesas médicas de turista acidentada em Los Angeles

Data:

Seguro Viagem - Modelo de Petição - Ressarcimento
Créditos: AndrewLozovyi / Depositphotos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio de decisão monocrática da 5ª Câmara Civil, ratificou uma sentença que determinou que uma seguradora de viagens pagasse as despesas médicas incorridas por uma cliente durante sua viagem turística aos Estados Unidos.

Conforme os autos, a mulher moveu uma ação contra a seguradora buscando o ressarcimento da dívida hospitalar no valor de USD 10.967,20 — equivalente a R$ 37.732,03. Ela também solicitou indenização por danos morais devido à negativa administrativa da empresa em atender sua reivindicação.

Em janeiro de 2016, durante uma viagem com sua família para Los Angeles (EUA), a vítima sofreu um acidente de ônibus que resultou em graves consequências. Ao sair do veículo, as portas se fecharam, prensando sua perna esquerda e arrastando a direita. O incidente levou à amputação de ambos os membros inferiores, deixando a contratante permanentemente incapaz para o exercício de atividade laboral.

ISS - Empresa de Home Care
Créditos: juststock / iStock

A seguradora alegou que o prazo para a entrega da documentação complementar era de 90 dias após o início do contrato, e a contratante não respeitou esse prazo, sendo notificada por e-mail. A vítima alegou ter enviado os documentos e aguardado 30 dias para análise. No entanto, ao final do prazo, foi informada de que os arquivos enviados não foram encontrados, embora ela tivesse os números dos protocolos.

Diante do problema relatado, a contratante reenviou a documentação, mas não obteve resposta. Ao questionar sobre o andamento do processo, foi informada de que o prazo para o envio havia expirado, resultando no indeferimento do pedido. Ela tentou resolver o problema enviando novamente a documentação, mas a seguradora afirmou não tê-la recebido. Todo o processo ocorreu dentro do prazo estipulado pelo contrato, ou seja, 90 dias.

médico anestesista
Créditos: Andrey Popov | iStock

Em sua apelação, a seguradora argumentou que houve descumprimento contratual por parte da contratante e contestou a existência de dano moral a ser indenizado. Solicitou o provimento do recurso para negar qualquer indenização securitária ao hospital, rejeitando a existência de danos morais indenizáveis.

A desembargadora relatora concedeu parcial provimento ao recurso, ajustando apenas o termo inicial para a incidência dos juros de mora para a data da citação. Manteve a decisão que condenou a seguradora ao pagamento das despesas hospitalares e à indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil.

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Médicos podem ser punidos por prescrever tirzepatida sem registro sanitário

O Conselho Federal de Medicina alertou médicos sobre a prescrição, indicação ou aplicação de medicamentos à base de tirzepatida sem registro sanitário válido na Anvisa. Segundo o CFM, profissionais envolvidos nessas práticas podem responder administrativamente e ter a conduta encaminhada para apuração de eventuais responsabilidades civis e penais.

Meta, Google e TikTok enfrentam mais de 3 mil ações por uso viciante das redes

O 9º Tribunal de Apelações dos EUA manteve o andamento de mais de 3 mil processos contra Meta, Google, TikTok e outras empresas, que são acusadas de criar redes sociais com mecanismos potencialmente viciantes para jovens. As empresas invocaram a proteção da Seção 230, mas o tribunal considerou que o recurso foi apresentado antes do momento processual adequado.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo