TJSP condena blogueiro a indenizar Joice Hasselmann por memes da Peppa e Miss Piggy

Data:

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo
Créditos: UnitoneVector / iStock

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou o blogueiro Ted Martins a indenizar, em R$ 25 mil, a deputada Joice Hasselmann, por memes relacionando a deputada de forma pejorativa às personagens Peppa Pig e Miss Piggy, dos Muppets.

Conforme o Uol, o blogueiro, militante bolsonarista, foi apontado como o responsável pela publicação de memes e vídeos no Facebook associando Joice às personagens de animação, além de ofender a parlamentar chamando-a de "porca", "gorda", "baleia", entre outros termos.

Direito
Créditos: PrettyVectors / iStock

Ao se defender no processo, o blogueiro O blogueiro, que já havia sido condenado em primeira instância, afirmou não ser o responsável pelos memes e disse que não disseminou ódio.

Em razão de ofensas publicadas nas redes sociais, Ted terá ainda de pagar indenizações de R$ 10 mil aos deputados Waldir Soares, Heitor Rodrigo Freire, Dayane Pimentel e Nicolino Bozzella, todos do PSL.

Segundo o desembargador João Francisco Viegas, relator do processo no TJSP, "As publicações revelam nítido intuito de denegrir a imagem pessoal dos autores do processo", afirmou.

Jurisprudência do TJSP
Créditos: Zentangle / iStock

O blogueiro afirmou também que as suas postagens, em tom irônico, tinham o objetivo de criticar a atuação dos deputados, e que não pode ser punido por exercer sua liberdade de expressão e de opinião.

Os desembargadores não aceitaram a argumentação. "A despeito de o réu negar a autoria de parte das publicações, denota-se que o mesmo confessou ser o responsável pelas páginas em que o conteúdo foi divulgado", declarou Viegas.

Na mesma decisão em que condenou o blogueiro, o TJ isentou o Facebook de responsabilidade, anulando o trecho da sentença de primeira instância que também a obrigava a indenizar os parlamentares por perdas e danos.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.