TJSP mantém condenação da Uber e motorista por cancelamento de corrida de passageira com TEA

Data:

Uber - Aplicativo - Motorista
Crédito:Andrei Stanescu / istock

A 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 6ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, proferida pela juíza Gislaine Maria de Oliveira Conrado. A sentença condenou a empresa de aplicativo de transporte, Uber do Brasil Tecnologia Ltda, e o motorista ao pagamento de indenização a uma passageira com transtorno do espectro autista (TEA) que teve sua corrida cancelada após solicitar que o som do veículo fosse baixado. O valor da indenização foi fixado em R$ 5 mil por danos morais.

Segundo os registros (1007585-54.2021.8.26.0001), a autora, acompanhada de sua mãe, solicitou uma corrida por meio do aplicativo para ir a uma clínica onde faz tratamento médico. Devido à sua condição de saúde, ela pediu ao motorista que diminuísse o volume do som do rádio do veículo, que estava alto. O condutor, insatisfeito com o pedido, parou o carro fora do local previamente acordado, cancelou a corrida e pediu que as duas passageiras saíssem do veículo.

O desembargador Thiago de Siqueira, relator do recurso, rejeitou a alegação da plataforma de ilegitimidade passiva, argumentando que, mesmo sem vínculo empregatício direto entre o motorista e o aplicativo, existe uma cadeia de fornecedores envolvida, criando responsabilidade solidária de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Ele também ressaltou que, apesar da falta de relação de emprego, os eventos relatados ocorreram devido à conexão entre o motorista e o aplicativo, tornando ambos responsáveis pela falha na prestação do serviço. A decisão foi unânime e contou com a participação dos desembargadores Carlos Abrão e Luis Fernando Camargo de Barros Vidal.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...